UFC Vegas 45: No último evento do ano, Derrick Lewis obtêm nocaute brutal

No último evento do ano de 2021, Derrick Lewis conseguiu um nocaute brutal sobre Chris Daukaus ainda no primeiro round, o que o alçou ao segundo maior número de vitórias na história da divisão dos pesados no UFC (17, logo atrás de Andrei Arlovski com 21). Na segunda principal luta da noite, após um bom primeiro round Stephen Thompson foi dominado e perdeu para Belal Muhammad por decisão unânime (30-27, 30-26, 30-26).


Entre os brasileiros, Amanda Lemos e Melissa Gatto foram os destaques. Amanda Lemos travou uma verdadeira batalha de três rounds com a duríssima Angela Hill, mas levou na decisão dos juízes por decisão dividida (29-28, 28-29, 30-27). Esta inclusive foi eleita a luta da noite. Já Melissa Gatto (e Cub Swanson) ganhou o bônus de performance da noite ao vencer Sijara Eubanks por nocaute técnico no round final, pelo card preliminar.


Card principal


Derrick Lewis vs. Chris Daukaus

Categoria: Pesado

Em uma luta de um round, Derrick Lewis (26-8) confirmou seu favoritismo e nocauteou Chris Daukaus (12-3) de forma brutal, após uma sequência de golpes contundentes. Com a vitória, Lewis já é o maior nocauteador da história dos pesados no UFC e o segundo com maior número de vitórias (17), logo atrás de Andrei Arlovski (21). Bem humorado em entrevista ainda no octógono, Lewis disse que quer disputar o cinturão, mas apenas se for uma disputa de três rounds.


Stephen Thompson vs. Belal Muhammad

Categoria: Meio-Médio


Em uma luta de três rounds completos, Belal Muhammad (20-3-1) venceu Stephen Thompson (16-6-1) decisão unânime (30-27, 30-26, 30-26). Em entrevista ainda no octógono ele foi ousado e pediu uma luta contra Kamaru Usman e Leon Edwards.

Thompson fez um começo de round bom, mas tudo mudou no final. No inicio do round ele conseguiu mostrar melhor seu jogo versátil em pé (com uma boa movimentação, combinada com chutes altos). Mas do meio para o final do round Belal conseguiu neutralizar Thompson, chegando próximo de um nocaute tecnico no final após uma sequência de golpes contundentes. Belal foi dominante também no segundo round, passando mais da metade do round no chão, pressionando Thompson. O bom wrestling de Belal ditou o também do round final, não dando espaço para Thompson desenvolver seu jogo.


Amanda Lemos vs. Angela Hill

Categoria: Palha (feminino)

Em uma luta bastante apertada e disputada, Amanda Lemos (11-1-0) venceu Angela Hill (13-11) por decisão dividida (29-28, 28-29, 30-27).


Amanda começou a luta de forma contundente, com um poderoso chute alto, que levou Hill ao chão imediatamente. Mas a norte-americana conseguiu se recuperar rapidamente e no final até chegou a apertar a brasileira. O ritmo de Amanda reduziu no segundo round e Hill aproveitou o momento, sem grande contundência, mas mostrando maior volume de golpes. O round final foi o mais parelho, com bons momentos para ambos os lados (chute alto da brasileira e uma cotovelada giratória de Hill). Mas vimos uma ligeira vantagem para Amanda por ter se saído ligeiramente melhor no volume de golpes.

Raphael Assunção vs. Ricky Simón

Categoria: Galo


Em outra luta rápida, Ricky Simón (19-3) venceu Raphael Assunção (27-9) por nocaute no segundo round.


Simón fez um round dominante contra Assunção. Em boa parte do round Simón esteve pressionando o brasileiro em um eficiente ground-and-pound. No segundo round, Simón partiu para cima de Assunção na trocação e após um gancho de direita levou o brasileiro ao chão inconsciente!

Carlos Diego Ferreira vs. Mateusz Gamrot

Categoria: Leve


Em um final inusitado, Carlos Diego Ferreira (17-5) foi derrotado por Mateusz Gamrot (20-1-1), após o brasileiro pedir desistência depois de sofrer uma lesão na região das costelas. Foi uma vitória importante para Gamrot, que agora deve entrar no ranking da divisão após derrotar Ferreira (número 12 do ranking dos Leves).


O round inicial foi bastante parelho. Gamrot pareceu bastante confiante no seu jogo de chão, tentando derrubar o brasileiro (especialista no Jiu-Jitsu) algumas vezes. Porém, boa parte do round se transcorreu em pé, com Ferreira mostrando mais agressividade. No final do segundo round algo inusitado aconteceu. Gamrot tentando derrubar Ferreira o acertou com uma poderosa joelhada na região da costela, levando o brasileiro e desistir imediatamente.

Cub Swanson vs. Darren Elkins

Categoria: Pena


Em uma vitória contundente, Cub Swanson (28-12) venceu por nocaute técnico Darren Elkins (26-10) ainda no primeiro round! Swanson começou o round com a guarda completamente baixa, mostrando bastante confiança (sua familia estava na primeira fileira no UFC Apex). E deu resultado, antes do nocaute técnico, Swanson chegou a conseguir um knock-down, mostrando uma trocação afiada.

Por Silvio e Flavio Doria