Repleto de baixas inesperadas, o card principal do UFC Vegas 33 (UFC on ESPN: Hall vs. Strickland ou UFC on ESPN 28) manteve seu dinamismo, com boas lutas e nocautes. Das cinco lutas do card principal, duas terminaram ainda no primeiro round, uma no segundo e apenas duas foram para a decisão dos juízes.
Sem surpresa, a luta entre Uriah Hall e Sean Strickland fizeram um combate bastante empolgante, mas foi o duelo entre Bryan Barberena e Jason Witt, que levou o bônus de melhor luta da noite. Mas quem roubou a cena deste sábado de lutas foi o evento concorrente, o Bellator. Com uma final de GP (dos penas) sendo representada por um brasileiro, Patrício Pitbull, atual campeão peso-pena e leve da organização, e mais três brasileiros (Vanessa Porto, Ilara Joanne e Goiti Yamauchi), o evento acabou ficando com os holofotes, não só da mídia especializada no Brasil, mas também nos EUA.
Cancelamentos: A luta do peso galo entre Kyung Ho Kang e Rani Yahya, o co-main event da noite teve que ser cancelada horas antes do evento devido ao teste positivo de Yahya para COVID-19. Outro cancelamento inesperado, levando a outro cancelamento, foi de Nicco Montaño. Na pesagem, a ex-campeão peso mosca feminino do UFC Nicco Montaño (também vencedora do The Ultimate Fighter pela até então inédita divisão mosca). Montaño pesou 64kg, ~3kg acima do limite da divisão. Portanto, sua luta contra Wu Yanan foi cancelada devido à esta discrepância de peso.
Card principal
Uriah Hall vs. Sean Strickland
Categoria: Médios

Fazendo a luta principal do UFC Vegas 33, Sean Strickland (24-3-0) e Uriah Hall (18-10-0) fizeram uma batalha de cinco rounds completos. Ao final, Strickland saiu com o braço erguido ao vencer Hall por decisão unânime (50-44, 50-45, 49-46).
O round inicial foi bastante equilibrado, com uma ligeira vantagem para Strickland em nossa visão, por ter conectado mais golpes em Hall. Do meio do round para o final, Strickland foi dominante, enquanto Hall apenas recuava e levava os golpes. O segundo round não foi tão diferente do anterior. Strickland continuou na frente por conta do maior volume de golpes. No minuto final, pesou a favor de Hall o fato de ele parar de recuar, avançando mais sobre Strickland, mas nada que ameaçasse sua liderança no round. A vantagem de Strickland se ampliou no terceiro round. Em um determinado momento, Strickland esteve muito próximo de vencer a luta por nocaute técnico, mas Hall conseguiu se defender bem dos golpes sofridos. No final do quarto round, mais uma vez Strickland de finalizar a luta após uma sequência de golpes contundentes, mas Hall resistiu bravamente. Mesmo mais cansado e ferido, Hall continuou indo para cima no round. O round final foi um resumo de toda a luta. Uma trocação franca de ambos os lados, com vantagem para Strickland, superior em volume de golpes desferidos. Strickland também pareceu com o condicionamento fisico melhor, chegando até o final do round aparentemente pouco cansado (e sem sinais de dados sofridos).
Cheyanne Buys vs. Gloria de Paula
Categoria: Palha (feminino)
Em outra luta relâmpago, Cheyanne Buys (6-2-0) venceu a brasileira Gloria de Paula (5-4-0) por nocaute técnico em menos de 1 min. Após um chute alto brutal, a brasileira caiu desorientada no chão, abrindo espaço para uma sequência de golpes contundentes de Cheyanne, levando ao fim da luta.
Jared Gooden vs. Niklas Stolze
Categoria: Médios
Luta relâmpago! Com apenas 69 segundos de luta, Jared Gooden (18-6-0) nocauteia Niklas Stolze (12-5-0), conseguindo sua primeira vitória no UFC.
Melsik Baghdasaryan vs. Collin Anglin
Categoria: Pena
Em sua estreia no UFC, Melsik Baghdasaryan (6-1-0), atleta do antigo time de Ronda Rousey, venceu de forma contundente Collin Anglin (8-2-0) por nocaute técnico no segundo round.
O round inicial foi bastante movimentado. Baghdasaryan começou agressivo nas trocações, mas logo Anglin começou a se sobressair com seu Thai boxe, mas Baghdasaryan foi superior em nossa visão, mostrando um maior volume de golpes, inclusive contundentes. No segundo round, a contundência dos golpes de Baghdasaryan deram resultado. Um poderoso chute alto, próximo da orelha, derrubou Anglin, que foi atacado na sequência por uma série de golpes contundentes levando o fim da luta, para a alegria do seu time de Glendale.
Bryan Barberena vs. Jason Witt
Categoria: Médios
Pela primeira luta do card principal do UFC Vegas 33, Jason Witt (19–7-0) venceu Bryan Barberena (15-8-0) por decisão unânime (28-28, 29-27, 29-28) em uma luta empolgante.
Witt fez um primeiro round melhor, anulando Barberena em boa parte do round. No minuto final, quando a luta foi para a trocação em pé Barerena pareceu ligeiramente melhor, mas Witt levou o round em nossa visão. No segundo round, apesar de estar melhor na trocação, foi Barberena (@bryan_barberena) que levou não só um, mas dois knockdowns de Witt! No final do round Witt ainda conseguiu aplicar uma boa guilhotina, mas sem sucesso. Barberena fez um excelente round, por diversas vezes quase chegando a nocautear Witt!
Por Silvio e Flavio Doria