UFC Vegas 16: Covid-19 provoca três baixas no card

O UFC on ESPN: Hermansson vs. Vettori (UFC on ESPN 19 ou UFC Vegas 16) teve três lutas canceladas em cima da hora. Após o cancelamento da luta De La Rosa e Santos no card principal, duas outras lutas também foram retiradas do evento: uma luta no peso pena entre Movsar Evloev e Nate Landwehr devido a Evloev ter testado positivo para o Covid-19 e uma luta na divisão peso mosca entre Jimmy Flick e Cody Durden devido a um problema médico não relacionado ao Covid com Durden.


Porém, o cancelamento das lutas não tirou a atratividade do evento. O card principal foi bastante empolgante. Pela luta principal do evento, Marvin Vettori venceu Jack Hermansson por decisão unânime em uma luta bastante dura. Pelo co-main event (segunda luta principal da noite), Jamahal Hill venceu por nocaute técnico Ovince Saint Preux (OSP) no segundo round.


Durante a coletiva de imprensa, após o evento, Dana White, ao comentar a saida de Yoel Romero, disse que o ano de 2021 começará com um grande corte no número de atletas pela organização. Serão 60 encerramentos de contrato segundo White, sem citar nomes.


Card Principal


Jack Hermansson vs. Marvin Vettori

Categoria: Peso-médio

Marvin Vettori vence Jack Hermansson por decisão unânime (49–46, 49–46, 49–45)
Marvin Vettori vence Jack Hermansson por decisão unânime (49–46, 49–46, 49–45)

Pela luta principal do evento, Marvin Vettori venceu Jack Hermansson por decisão unânime (49–46, 49–46, 49–45) em uma luta bastante dura.


Vettori fez um excelente primeiro round. A primeira metade do round foi bastante equilibrada, com ambos trocando duros golpes em pé. Até que no meio do round, Vettori acertou um golpe certeiro no queixo de Hermansson, levando-o a knock-down. Vettori tentou aproveitar o momento, acertando-o com alguns golpes contundentes mas não obteve êxito. Vettori continuou superior no segundo round. No terceiro, Vettori pareceu mais cansado e passou boa parte do round atrás na trocação com Hermansson. No intervalo, Rafael Cordeiro foi claro em sua instrução: "eu prefiro dizer que você perdeu esse round. Você precisa recupera-lo". E para desespero de Cordeiro, o quarto round foi o mais parelho da luta, podendo ter ido para qualquer um dos lado. O round final foi o mais empolgante, de longe. Ambos estavam decididos a levar o round. Foi uma chuva de duroos golpes dos dois lados.


Ovince Saint Preux vs. Jamahal Hill

Categoria: Peso-meio-pesado

Jamahal Hill vence Ovince Saint Preux por por nocaute técnico no 2R
Jamahal Hill vence Ovince Saint Preux por por nocaute técnico no 2R

Pelo co-main event (segunda luta principal da noite), Jamahal Hill venceu por nocaute técnico Ovince Saint Preux (OSP) no segundo round.


No round inicial, Hill deu trabalho a OSP, acertando-o com poderosos body shots (golpes no corpo) e, invariavelmente, alguns golpes no rosto de OSP se aproveitando de sua guarda sem baixa. Por outro lado, OSP pareceu bastante calmo, mesmo quando esteve sob ataque. O melhor momento de OSP no round inicial foram seus low kicks (chutes baixos). No segundo round, Hill foi mais contundente. No final do round, após encurralar OSP, Hill deu inicio a uma sequência de golpes contundentes levando Jason Herzog a encerrar a luta por nocaute técnico.


Gabriel Benitez vs. Justin Jaynes

Categoria: Peso-leve

Gabriel Benitez vence Justin Jaynes por nocaute técnico no 1R
Gabriel Benitez vence Justin Jaynes por nocaute técnico no 1R

Em uma luta de apenas 1 round, Gabriel Benitez venceu Justin Jaynes por nocaute técnico. Benitez e Jaynes iniciaram o round trocando poderosos golpes. Porém, pouco a pouco o mexicano Benitez foi impondo seu jogo de trocação até que uma joelhada no figado de Jaynes o levou ao nocaute.


Roman Dolidze vs. John Allan

Categoria: Peso-meio-pesado


Por decisão unânime, Roman Dolidze venceu o brasileiro John Allan. Roman Dolidze e John Allan fizeram uma luta bastante empolgante. Em nossa visão, Dolidze esteve a frente em todos os rounds, porém o brasileiro em nenhum momento deixou de avançar sobre Dolidze ou mesmo se manter ativo enquanto esteve no chão, por baixo de Dolidze. O momento mais próximo de uma vitória de Dolidze foi ainda no primeiro round quando ele quase finalizou o brasileiro com um le kick (chave de calcanhar).


Matt Wiman vs. Jordan Leavitt

Categoria: Peso-leve

Jordan Leavitt vence Matt Wiman por nocaute no 1R
Jordan Leavitt vence Matt Wiman por nocaute no 1R

Em uma luta relâmpago, Jordan Leavitt venceu Matt Wiman por nocaute. Logo no inicio do round, Leavitt cruzou o octógono, com Wiman agarrado em sua cintura e o atirou ao chão de forma brutal. Leavitt não precisou nem confirmar o nocaute como um golpe como geralmente ocorre. Wiman caiu completamente nocauteado. A cena vai ficar nos highlights do ano, com certeza.


Por: Silvio & Flávio Dória