top of page

UFC Paris: Ciryl Gane atropela Serghei Spivac no duelo dos pesados

Neste sábado, 2 de setembro, o UFC retornou a Paris para seu segundo evento na Cidade das Luzes, com um card de 11 lutas transmitido exclusivamente pelo UFC Fight Pass a partir das 13h. Na luta principal, o ex-campeão interino Ciryl Gane (11-2) enfrentou Serghei Spivac (16-3), buscando consolidar sua posição como um dos melhores pesos pesados. Gane dominou Spivac, vencendo por nocaute técnico no segundo round. A luta co-principal viu Manon Fiorot (10-1) dar as boas-vindas à ex-campeã Rose Namajunas (12-5) à divisão peso-mosca feminina. Fiorot, atual No. 3 do ranking, venceu por decisão unânime, mantendo sua trajetória vitoriosa e buscando uma chance pelo título. Além disso, Thiago Moisés (17-7) enfrentou Benoit Saint Denis (17-6) no card principal, em uma batalha intensa que terminou com a vitória de Saint Denis por nocaute técnico no final do segundo round.


Card Principal


Ciryl Gane (2R; TKO) vs. Sergey Spivak

Categoria: Pesados

Fazendo a luta principal da noite, Ciryl Gane (12-2) venceu Sergey Spivak (16-4) por nocaute técnico no segundo round, em uma luta em que ele mostrou superioridade quase que total.


Gane dominou o primeiro round, castigando Spivak com poderos jabs. Spivak não trouxe nenhuma ameaça para Gane no segundo round, permitindo que o francês entrasse com golpes a todo momento, sem risco algum. No fim do round, após uma sequência brutal de golpes em pé, Spivak foi derrotado por nocaute técnico.


Manon Fiorot (decisão unânime: 30-27, 29-28, 29-28) vs. Rose Namajunas

Categoria: Mosca (feminino)


Pelo co-main event, Manon Fiorot (11-1) venceu a estreiante na divisão mosca, Rose Namajunas (12-6) por pontos (decisão unânime 30-27, 29-28, 29-28)


Se movimentando mais e mostrando mais contundência nos golpes, Fiorot conseguiu se sair melhor que Namajunas no primeiro round. Namajunas continuou sentido o peso das mãos da francesa também no segundo round. Próximo do fim Fiorot sofreu um golpe não-intencional da cabeça de Namajunas, levando a um sangramento profundo na francesa. No round final, novamente Fiorot se saiu melhor embora o ritmo do combate tenha sido menos intensa que dos dois rounds anteriores.


Benoît Saint-Denis (2R; TKO) vs. Thiago Moisés

Categoria: Leves


Em uma verdadeira batalha, Benoît Saint-Denis (12-1, 1NC) venceu o brasileiro Thiago Moisés (17-7) por nocaute técnico no final do segundo round.


Energisado pela torcida local, Saint-Denis mostrou uma boa trocação sobre o brasileiro. Porém, Moisés conseguiu responder à altura em algumas oportunidades, mas não o suficiente para ofuscar a agressividade edo francês. O ritmo continuou intenso no segundo round, com o francês novamente mostrando iniciativa nos ataques, enquanto que o brasileiro ficou apático. No final do round, após uma sequência de golpes contundentes no ground-and-pound, Saint-Denis foi declarado vencedor por nocaute técnico.


Volkan Oezdemir (1R; finalização) vs. Bogdan Guskov

Categoria: Meio-Pesado


Em uma atuação bastante consciente, Volkan Oezdemir (19-7) anulou o jogo em pé de Bogdan Guskov (14-3) e conseguiu a vitória no final do round, por finalização.


Para evitar os golpes contundentes de Guskov em pé, Oezdemir começou o round buscando levar a luta para o chão, o que tirou um pouco do gás de Guskov. Mais cansado, Guskov foi uma presa fácil para Oezdemir, que o castigou com uma sequência de golpes contundentes no final do round. Próximo do fim, quando a luta foi para o chão, Oezdemir conseguiu finalizar por estrangulamento Guskov.


William Gomis (2R; TKO) vs. Yanis Ghemmouri

Categoria: Leves


Em uma decisão polêmica, William Gomis (13-2) foi declarado vencedor no segundo round por TKO, ao chutar na linha de cintura Yanis Ghemmouri (12-2). Ghemmouri entendeu como um golpe baixo, e pediu para parar a luta imediatamente. Ao contrário do arbitro da luta, que enxergou o golpe como legal e deu nocaute técnico para Gomis.


O primeiro round foi bastante parelho, com ambos se estudando e trocando chutes a todo o momento. No segundo round ficou mais clara a vantagem para Gomis, superior na trocação. Em seu melhor momento no round, Gomis chegou a aplicar uma guilhotina muito bem ajustada em pé, mas sem sucesso. No round final, algo inesperado ocorreu. Ghemmouri sofreu um golpe baixo (ilegal) e pediu imediatamente para parar a luta no mesmo momento em que o arbitro pedia pela continuidade do combate. Com a indefinição de Ghemmouri, o arbitro decidiu pelo fim da luta, dando a vitória para Gomis.


Morgan Charrière (1R; TKO) vs. Manolo Zecchini

Categoria: Leves


Fazendo a luta inaugural do card principal, Morgan Charrière (19-9-1) conseguiu nocautear Manolo Zecchini (11-4) ainda no primeiro round após uma sequência de poderosos chutes no corpo.


Charrière e Zecchini fizeram um primeiro round de trocação franca. Porém, Charrière estava a frente no round, mostrando uma trocação eficiente. Após se soltar mais no octógono, Charrière começou a desferir poderosos chutes no abdomen de Zecchini, que acabaram levando-o a nocaute técnico.


Por Silvio & Flávio Dória

bottom of page