top of page

UFC on ESPN 47: Cannonier avança no ranking dos médios com uma vitória contundente sobre Vettori

Na principal luta da noite do UFC on ESPN 47, Jared Cannonier e Marvin Vettori protagonizaram uma luta de peso-médio eletrizante. Cannonier estabeleceu um novo recorde de golpes significativos desferidos nessa categoria, mostrando sua habilidade de striking. Após cinco rounds intensos, Cannonier saiu vitorioso por decisão unânime, destacando-se como um forte candidato ao cinturão da divisão. No co-main event, Arman Tsarukyan dominou Joaquim Silva, garantindo a vitória por nocaute técnico no terceiro round. Armen Petrosyan, Pat Sabatini, Manuel Torres e Nicolas Dalby também conquistaram vitórias em suas respectivas lutas.


Uma luta entre o peso-penas, Josh Emmett e Ilia Topuria, era esperada para encabeçar o card principal. No entanto, a luta foi adiada uma semana para ser o destaque do UFC on ABC: Emmett vs. Topuria.


Marvin Vettori vs. Jared Cannonier (decisão unânime; 49–45, 49–45, 48–46)

Categoria: Médios

Em uma verdadeira batalha de 5 rounds, Jared Cannonier (17-6) venceu o duríssimo Marvin Vettori (19-7-1) por pontos (decisão unânime; 49–45, 49–45, 48–46), colocando-o como um potencial desafiante ao cinturão da categoria dos médios. Vettori demonstrou resistência e coragem, mas não foi capaz de superar o domínio de Cannonier na trocação.


O primeiro round começou de forma intensa. Ambos tiveram bons momentos na trocação em pé, mas vimos uma ligeira vantagem para Vettori, devido ao maior volume de golpes desferidos ao longo do round. No segundo round, Vettori pareceu mais cansado e Cannonier soube capitalizar o momento. Cannonier passou boa parte do round atacando Vettori, chegando perto de obter a vitória por nocaute técnico. Ambos voltaram bem recuperados no terceiro round, o que fez com que a luta ficasse ainda mais intensa. Porém, novamente, quem dominou o round foi Cannonier, impondo duros golpes em pé sobre Vettori. Nos dois rounds seguintes, novamente Cannonier levou a melhor, dominando Vettori na trocação em todos os momentos, especialmente no round final, o mais dominante de Cannonier.


Arman Tsarukyan (3R; TKO) vs. Joaquim Silva

Categoria: Leves


Sem grande dificuldade, Arman Tsarukyan (20-3) dominou e venceu o brasileiro Joaquim Silva (12-5) no final do terceiro round por nocaute técnico.


Embora pouco contundente, Tsarukyan dominou todo o primeiro round, pressionando o brasileiro no chão. Ainda assim, Silva foi pouco atingido por golpes efetivos, seja em pé ou no chão. No segundo round, Silva focou na trocação em pé, onde parecia levar mais vantagem. E de fato, o brasileiro foi capaz de vencer o round, tornando a luta ainda mais apertada. Com seu wrestling superior, Tsarukyan voltou a dominar no último round, a ponto de obter a vitória por nocaute técnico no minuto final da luta.


Armen Petrosyan (decisão unânime; 30-27, 29-28, 29-28) vs. Christian Leroy Duncan

Categoria: Médios


Por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28), Armen Petrosyan (9-2) venceu Christian Leroy Duncan (8-0) na divisão dos médios.


Petrosyan e Duncan fizeram um bom primeiro round, com uma movimentação intensa de ambos os lados. Enquanto Duncan mostrou bastante versatilidade na trocação de golpes, Petrosyan conseguiu acertar bons golpes em Duncan, sobretudo chutes baixos, na altura das pernas. Petrosyan continuou focando nos chutes nas pernas de Duncan, para limitar seus movimentos, e com sucesso. O número de golpes desferidos por Duncan no segundo round foi quase duas vezes menor do que no round anterior. No round final, Petrosyan continuou em vantagem, embora tenha sido o round mais apertado da luta.


Pat Sabatini (1R; finalização) vs. Lucas Almeida

Categoria: Leves


Em uma luta onde mostrou ampla superioridade, Pat Sabatini (18-4) finalizou o brasileiro Lucas Almeida (14-2) no segundo round por katagatame.


Sabatini passou boa parte do primeiro round dominando o brasileiro no chão, pressionando-o na meia-guarda por quase todo o round. Nos segundos finais, Sabatini ainda montou em Almeida, tornando sua pressão ainda maior. No segundo round, novamente o norte-americano foi superior no chão, conseguindo uma finalização por katagatame logo no inicio do round.


Manuel Torres (1R; KO) vs. Nikolas Motta

Categoria: Leves


Em uma luta de apenas 1 round, o mexicano Manuel Torres (14-2) nocauteou Nikolas Motta (13-5) com uma cotovelada mortal no rosto do brasileiro, levando-o a nocaute de imediato. Até o momento, Nikolas estava bem na luta, conseguindo inclusive mostrar uma trocação superior ao mexicano.


Nicolas Dalby (decisão unânime; 29-28; 29-28; 29-28) vs. Muslim "King of Kung-Fu" Salikhov

Categoria: Meio-médios


Pela primeira luta do card principal, Nicolas Dalby (22-4-1, 2 NC) venceu por pontos (decisão unânime; 29-28; 29-28; 29-28) Muslim Salikhov (19-4) pela divisão dos méio-médios.


Dalby e Salikhov fizeram um round bastante equilibrado, com bastante estudo de ambas as partes no começo do round. Apenas no final vimos maior dinamismo na luta. Salikhov estava ligeiramente melhor, mostrando mais acurácia nos golpes em pé, até que nos segundos finais ele foi acertado por um chute na altura da cabeça, que o lhe tirou de rota e tornou a pontuação do round ainda mais apertada. No segundo round, Dalby mostrou maior superioridade. Em seu melhor momento, no chão, Dalby chegou a montar e, na sequência, ficar nas costas de Salikhov, mas sem sucesso. No terceiro round, com Salikhov mais cansado, Dalby continuou partindo para cima, sem enfrentar obstaculo algum, ganhando o round em volume de jogo.


Por Silvio e Flávio Dória

bottom of page