O UFC on ABC 5 trouxe boas lutas. Porém, para os brasileiros o saldo foi negativo. Todos os quatro brasileiros presentes no card (Amanda Ribas, Gabriel Santos, Blindado e Wellington Turman) perderam suas respectivas lutas. Na luta principal do evento, Ilia Topuria venceu Josh Hemmett por decisão unânime após cinco rounds completos, em uma batalha que provou a resistência de Emmett. No co-main event, Maycee Barber venceu Amanda Ribas por nocaute técnico no segundo round, em outra luta empolgante. O evento marcou a sexta visita do UFC a Jacksonville e a primeira desde o UFC 273 em abril de 2022.
Originalmente, a luta entre Emmett Topuria estava prevista para ocorrer no UFC on ESPN: Vettori vs. Cannonier uma semana antes, mas foi reagendada para encabeçar este evento. Gregory Rodrigues, ex-campeão meio-médio do LFA, e Dennis Tiuliulin estavam programados para se enfrentarem em uma luta peso médio na luta principal. No entanto, a luta foi adiada para o UFC 292 devido a uma desistência não revelada de Tiuliulin. Houve também alterações em outras lutas, incluindo substituições de adversários e cancelamentos devido a problemas de peso nos bastidores.
Josh Hemmett vs. Ilia Topuria (decisão unânime; 50–44, 50–42, 49–45)
Categoria: Pena

Na principal luta do card, Ilia Topuria (14-0) venceu Josh Hemmett (18-4) por decisão unânime (50–44, 50–42, 49–45) após cinco bons rounds.
Emmett e Topuria fizeram um primeiro round bastante equilibrado, com boa movimetação de ambos. O ritmo do combate continuou intenso no segundo round, mas a rapidez na trocação de Topuria e seus chutes na altura da panturilha de Emmett se sobresairam no round. Topuria continuou em vantagem também no terceiro round, impondo ainda mais danos sobre o rosto de Hemmett. Emmett continuou atrás nos dois round seguintes. Embora continuasse buscando o combate como nos rounds anteriores, a maior agilidade e contundência dos golpes de Topuria continuaram se sobressaindo.
Maycee Barber (TKO; 2R) vs. Amanda Ribas
Categoria: Palha
Pelo co-main event, fazendo uma das melhores lutas da noite, Maycee Barber (13-2) venceu por nocaute técnico a durissima Amanda Ribas (11-4) por nocaute técnico.
Ribas fez um bom primeiro round, mostrando uma boa trocação. Porém, Barber conseguiu provocar mais danos sobre a brasileira. Com mais acurácia na trocação em pe e contundencia nos golpes desferidos no chão, Ribas terminou o round com o roso ensanguentado. No segundo round, ambas estavam trocando de igual para igual até que um chute alto, na cabeça de Ribas desestabilizou a brasileira e, partir dai Barber iniciou uma sequência de golpes contundentes levando ao fim a luta pouco depois.
Justin Tafa vs. Austen Lane
Categoria: Pesado
Infelizmente, a luta entre Justin Tafa (6-3) e Austen Lane (12-3) foi encerrada por conta de um dedo desferido acidentalmente no olho de Tafa ainda no inicio do primeiro round. Mesmo com Tafa recebendo quase quatro minutos completos de interrupção, não foi possivel para ele retornar à luta. Com a interrupção, o resultado foi declarado como "no content", sem resultado por tanto.
Gabriel Santos vs. David Onama (KO; 2R)
Categoria: Penas
Em uma luta dura, David Onama (11-2) nocauteou o brasileiro Gabriel Santos (10-1) no final do segundo round com um poderoso uppercut.
Onama e Santos proporcionaram um primeiro round empolgante, com uma boa movimentação de ambos os lutadores, sempre buscando o ataque. Santos foi superior em nossa visão. Melhor na trocação em pé, no chão o brasileiro também foi superior, principalmente com seus ataques de chave-de-braço sobre Onama. Ambos voltaram novamente muito ativos para o segundo round. Porém, Onama foi crescendo no round, até que conseguiu nocautear o brasileiro, com um poderoso uppercut de direita.
Bruno "Blindado" Silva vs. Brendan Allen (1R; finalização)
Categoria: Médios
Pela primeira luta do card principal, Brendan Allen (22-5) venceu por finalização o brasileiro Bruno Silva, o Blindado (23-9).
Allen começou o round inicial de forma bastante agressiva desferindo bons socos, chutes e joelhadas no brasileiro. Blindado também teve seus bons momentos na trocação, tornando a luta bastante empolgante. Porém, a segundos do final do round, Blindado foi pego em um bem ajustado mata-leão.
Por Silvio e Flávio Dória