UFC Newark: Com apoio de Trump, Covington supera Robbie Lawler

O UFC Newark foi, sem dúvida, polêmico. Um dos lutadores mais controversos (e odiados) da organização hoje, Colby Covington conseguiu uma vitória sem margem para dúvidas sobre o experiente Robbie Lawler. Na plateia, torciam por Covington os filhos de Donald Trump, presidente dos EUA. O próprio Trump chegou a mandar uma mensagem motivadora pelo Twitter para Covington pela manhã. Outras polêmicas foram as interrupções tardias. Em três finalizações na noite, os arbitros não viram o momento do “tap out” e deixaram os “finalizados” dormirem um pouco mais. Uma dessas lambanças aconteceu na segunda luta principal da noite, entre Jim Miller e Clay Guida. Em outro final polêmico, Darko Stosic apesar de ter lutado melhor (contra Nzechukwu), saiu derrotado após se desqualificado por conta de três (isso mesmo, três!) golpes baixos.


Card principal


Colby Covington vs. Robbie Lawler

Categoria: Meio-Médio

Em uma luta de cinco rounds completos, Colby Covington (15-1-0) venceu Robbie Lawler (28-14-0) por decisão unânime. A vitória de Covington não deixou margem para dúvidas. Desde o primeiro round, Covington impos um ritmo forte sobre Lawler. O primeiro round foi o mais contundente, porém a medida que a luta foi chegando ao fim, round a round, o ritmo foi caindo.


Com a vitória, Covington já é o terceiro lutador com a maior sequência de vitórias consecutivas na divisão dos meio-médios, com 7 vitórias, atrás só de Kamaru Usman (com 10 vitórias consecutivas), Leon Edwards (com 8).


Um fato curioso, pela manhã, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a publicar em sua conta no Twitter uma mensagem positiva para Covington. Os filhos do presidente, inclusive, estavam na primeira fila do evento. Covington quando ganhou a luta, subiu na grade e trocou algumas falas com eles. Também observada atentamente sua luta seu (provável) próximo adversário, o atual campeão da divisão, Kamaru Usman.


Jim Miller vs. Clay Guida

Categoria: Leve

Mais um apagou na finalização! Jim Miller (31-13-0) finalizou Clay Guida (35-19-0) em menos de 1 minuto! Guida começou os primeiros segundos do round em seu melhor estilo, elétrico. Ele até conseguiu aplicar um golpe contundente em Miller que claramente sentiu o golpe. Guida partiu para cima, levou um golpe e derrubou Miller, cedendo o pescoço. Experiente, Miller aproveitou a oportunidade e finalização Guida com uma guilhotina.


Joaquim Silva “Netto BJJ” vs. Nasrat Haqparast

Categoria: Leve

Em uma luta de dois rounds, Nasrat Haqparast (11-2-0) venceu por TKO, Joaquim Silva “Netto BJJ” (11-2-0). O brasileiro estava bem no primeiro round, se mostrando bastante ativo. Até que no inicio do segundo round, Haqparast acertou um direto no rosto de BJJ levando-o ao chão de imediato. Haqparast aproveitou o momento e partiu para cima com uma série de golpes contundentes, levando ao fim a luta.


Trevin Giles “The Problem” vs. Gerald Meerschaert

Categoria: Médios

De virada na nossa visão, Gerald Meerschaert (29-11-0) venceu Trevin Giles “The Problem”(11-2-0) com uma bela finalização no round final. Giles começou bem. Meerschaert sentiu o peso da mã de Giles duas vezes logo no inicio do round. Quando a luta foi para o chão permaneceu o equilibrio entre os dois. O round seguinte foi menos empolgante com a luta se desenrolando no chão sem grande efetividade (seja em golpes ou tentativa de finalização). Meerschaert saiu em vantagem o que em nossa visão levou a luta a um empate. No round final, Meerschaert (@The_Real_GM3) conseguiu uma bela finalização por estrangulamento. Curiosamente, Herb Dean não conseguiu ver o “tap out” de Giles, que ficou alguns segundos apagado no estrangulamento.


Scott Holtzman “Hot Sauce” vs. Dong Hyun Ma

Categoria: Peso Combinado

Em uma luta empolgante, Scott Holtzman “Hot Sauce” (13-3-0) venceu Dong Hyun Ma (16-10-3) por interrupção médica. Ambos estavam fazendo uma boa luta. Holtzman em especial, fez um bom primeiro round. Um dos golpes aplicados no round inicial acabou decidindo o destino da luta. Dong sofreu um inchaço no olho após receber um direto de Holtzman. O inchaço foi se intesificando a pondo de o coreano não conseguir mais abrir o olho. No intervalo do segundo para o terceiro round o médico do UFC subiu ao octógono e diante da situação decidiu impedir a continuidade do coreano na luta.


Darko Stosic vs. Kennedy Nzechukwu

Categoria: Meio Pesado

Em uma luta polêmica, Darko Stosic (13-3-0) perdeu para Kennedy Nzechukwu (7-1-0) em uma situação incomum. Stosic foi melhor na luta, mas saiu derrotado por ter 2 pontos descontados por conta de 2 golpes baixos. Stosic fez um bom primeiro round. O servio e pupilo de Crocop aplicou uma série de chutes baixos (na altura das penas), castigando as pernas de Nzechukwu. No final do round, o croata ainda aplicou uma série de golpes contundentes em pé em Nzechukwu. No round seguinte, Stosic reduziu o ritmo (e os chutes), abrindo espaço para o nigeriano crescer na luta. Stosic ainda foi penalizado por acertar um golpe baixo em Nzechukwu. No round final, outro golpe baixo aplicado pelo servio o tirou mais um ponto o que tornou sua vitória ainda mais difícil. Só um nocaute/finalização restou para o servio, que já estava cansado e não conseguiu impor um jogo mais contundente sobre o nigeriano a partir de então. Ao final, os arbitros deram vitória para Kennedy Nzechukwu por decisão unânime (28-27, 28-26, 28-27).


Por: Silvio & Flavio Doria

Pós-Luta / Post-Fight

Nosso objetivo é trazer a nossos leitores reportagens e análises de qualidade, além de coberturas play-by-play de eventos do mundo do MMA e do Boxe. Trabalho desenvolvido por Silvio e Flavio Doria (registro de jornalistas: MTB 0082740/SP e MTB 0080216/SP, respectivamente), ambos membros da MMA Journalists Association. 

PosLuta.com | Copyright © 2019 | Todos os direitos reservados.