top of page

UFC Fight Night 218: Spivak vence de forma contundente Lewis pelos pesados

Sem nenhum brasileiro no card, algo pouco usual, o UFC Fight Night 218 trouxe diversos confronto entre asiáticos (7 coreanos, 4 japoneses e 1 indiano) por conta das finais do Road to UFC's second season, o programa de atração de talentos do UFC na ásia. O evento também marcou a estreia de Laura Sanko, como comentarista do UFC. Sanko é a primeira mulher da era moderna do UFC a comentar uma luta na transmissão oficial da organização. Na luta principal, vimos uma performance contundente de Sergey Spivak (16-3), que venceu Derrick Lewis (16-11, 1NC) por finalização ainda no primeiro round.


Card Principal


Derrick Lewis vs. Sergey Spivak (finalizaçao; 1R)

Categoria: Pesado (120,2 Kg)

De forma contundente, Sergey Spivak (16-3) venceu Derrick Lewis (16-11, 1NC) por finalização ainda no primeiro round.


Spivak conseguiu derrubar Lewis logo no inicio da luta, colocando-o de costas no chão onde iniciou uma série de golpes contudentes. Lewis até conseguiu levantar algumas vezes mas foi logo levado ao chão por Spivak. Em uma dessas quedas, Spivak conseguiu aplicar um bem ajustado katagatame.


Jung Da-un vs. Devin Clark (decisao unânime; 30–27, 30–27, 30–27)

Categoria: Meio-Pesado (92,9 Kg)


Em uma luta decidida por pontos (decisao unânime; 30–27, 30–27, 30–27), Devin Clark (14-7) venceu Jung Da-un (15-4-1) sem surpresa.


Clark começou a luta explosivo, mas Jung conseguiu assumir as costas do norte-americano, tentando-o derrubar, mas sem sucesso. Nos poucos momentos em que conseguiu trocar golpes, Clark foi melhor, atingindo em cheio o sul-coreano algumas vezes. No segundo round Clark continuou melhor. Jung por outro lado teve oportunidades de captalizar na luta, mas decidiu manter a luta amarrada na grade, fugindo de uma trocaçao mais franca. No round final, Jung teve sua melhor oportunidade na luta. No chao, Jung chegou a oscilar entre uma posiçao 100kg e meia-guarda, mas não conseguiu aproveitar o momento. Quando a luta esteve em pe, Clark voltou a dominar o combate.


Marcin Tybura (decisão unânime; 30–27, 29–28, 29–28) vs. Blagoy Ivanov

Categoria: Pesado (120,2 Kg)


Por decisão unânime (30–27, 29–28, 29–28), Marcin Tybura (24-7) venceu Glagoy Ivanov (19-5, 1NC) em uma batalha de 3 rounds completos.


No primeiro round vimos uma luta se transcorrendo 100% em pé, com ambos explorando a trocação. Porém, Glagoy levou a melhor ao encurtar a distância. Glagoy continuou com essa estratégia no segundo round, mas dessa vez Tybura tomou mais a iniciativa o que tornou o round mais parelho, com bons momentos para ambos os lutadores em nossa visão. No final do round, Tybura surpreendeu ao partir para o jogo de chão.


Choi Doo-ho vs. Kyle Nelson

Categoria: Pena (70,3 Kg)


Sem vencedor, a luta entre Kyle Nelson (13-5) e Choi Doo-ho (14-4) terminou tecnicamete empatada. No round final, a retirada de 1 ponto de Choi por conta de uma cabeçada foi crucial para a decisão.


Nelson começou bem o inicio do primeiro round, derrubando o coreano e assumindo suas costas. Porém, Choi conseguiu se desvencilhar da posição dominante de Nelson e passou boa parte do round, no chão tentando ajustar uma posição para finalização, o que lhe garantiu a pontuação do round em nossa visão. No segundo round, Nelso começou bem na trocação, mas logo o coreano se impôs e mostrou mais contundência na troca de golpes. No round final, a luta ficou mais equilibrada. Nelson conseguiu amarrar mais a luta no chão, estava relativamente bem, mas o arbitro tirou um ponto de Choi por considerar um choque de cabeça intencional, o que celou a vitória de Nelson no round.


Yusaku Kinoshita vs. Adam Fugitt (TKO; 1R)

Categoria: Médio (83,9 Kg)


Com uma atuação de apenas 1 round, Adam Fugitt (9-3) conseguiu derrotar o jovem prospecto do Japão, Yusaku Kinoshita (6-2) por nocaute técnico.


Kinoshita começou mais agressivo na trocação, indo para cima, mas sua postura unusual, com a guarda baixa trouxe algum perigo. Fugitt consegiu acertar alguns bons jabs no japonês e, procurou explorar mais as quedas ao invés da trocação. Uma vez no chão, com o japonês bem controlado, Fugitt iniciou uma sequência de golpes contundentes que levaram ao fim a luta ainda no primeiro round.


Por Silvio & Flávio Dória

bottom of page