UFC Austin: recorde de knockouts (8)

Sediando um evento do UFC ao vivo após mais de 4 anos, os fãs de MMA de Austin, Texas puderam ver um card excepcional. Apesar do revés de última hora no co-main event (a luta entre Cowboy Cerrone e Joe Lauzon foi cancelada de última hora após uma lesão de Lauzon), o UFC Austin (UFC on ESPN 37) manteve seu brilho. Foram 8 nocautes, o que fez do card o evento de maior número de interrupções da história da organização (empatado com outros 6 cards que também atingiram essa marca).

Card principal

Calvin Kattar vs. Josh Emmett

Categoria: Pena


Em uma luta duríssima, Josh Emmett (18-2) venceu Calvin Kattar (23-6) por decisão dividida 48-47, 48-47, 47-48).

Apesar do pequeno corte no olho esquerdo de Emmett, foi ele quem saiu com uma ligeira vantagem no round em nossa visão, mostrando mais agressividade e volume de golpes sobre Kattar. Emmett continuou em vantagem no segundo round, mostrando mais agressividade e volume em seus golpes. O terceiro round foi o mais apertado da luta, podendo ir para qualquer um dos lados. Kattar cresceu no quarto round, impondo poucos, mas duros golpes sobre Emmett. Os danos no rosto de Emmett ficaram ainda mais aparentes neste round, mas isso não tirou seu ímpeto, resultado em uma trocação franca entre os dois nos segundos finais do round. No round final, ambos mantiveram o mesmo ritmo dos rounds anteriores e, novamente, vimos um round muito apertado, assim como todos os outros anteriores.

Kevin Holland vs. Tim Means

Categoria: Meio-Médio


Pelo co-main event, Kevin Holland (23–7) finalizou Tim Means (32-13-1) no segundo round. Holland fez um primeiro round excepcional, combinando sua grande versatilidade de golpes (sua principal característica) com contundência nos golpes. No segundo round, Holland conseguiu finalizar Means com um d'arce choke após acerta-lo com um poderoso direto. Holland agora completa duas lutas e duas vitórias pela divisão dos meio-médios.


Joaquin Buckley vs. Albert Duraev

Categoria: Médios


De forma contundente, Joaquin Buckley (15-4) superou Albert Duraev (15-4), após desistência dele no intervalo do segundo para o terceiro round.

Antigos parceiros de treino, Duraev estava confiante em uma vitória fácil. Porém, Buckley trouxe bastante dificuldade para ele, sobretudo no minuto inicial do round. Buckley acertou um poderoso chute alto em Duraev, quase o nocauteando. Ao final do round, Duraev também teve seu momento. A vantagem de Buckley se ampliou no segundo round. Sua trocação quase levou Duraev à lona no meio do round, além de um nock-down no segundos finais. No corner, Duraev decidiu não continuar a luta após um inchaço grande em seu olho esquerdo.

Damir Ismagulov vs. Guram Kutateladze

Categoria: Leve


Em uma luta bastante dura, Damir Ismagulov (24-1) venceu Guram Kutateladze (12-3) por decisão majoritária, completando 19 vitórias em sequencia.


Ismagulov e Kutateladze fizeram um round bastante parelho, mas com uma ligeira vantagem para Kutateladze, que foi crescendo ao longo do round, até impor uma sequencia de bons golpes em pé. O segundo round foi ainda mais parelho, de dificil pontuação. Ambos tiveram bons momentos na trocação, mostrando versatilidade nos golpes e um volume bastante parecido. O round final foi ainda mais apertado. A trocação continuou intensa, como todos os rounds anteriores. Ismagulov e Kutateladze deixaram tudo de si no octógono.


Julian Marquez vs. Gregory Rodrigues

Categoria: Médios


De forma contundente, Gregory Rodrigues (12-4) nocauteou Julian Marquez (9-3) ainda no primeiro round! Marquez resistiu bravamente uma sequencia brutal de golpes em pé do brasileiro, mas apenas no final o norte-americano sucumbiu.

Adrian Yanez vs. Tony Kelley

Categoria: Peso Combinado

Em uma luta de apenas 1 round, Adrian Yanez nocauteou Tony Kelley nos minutos finais após uma trocação bastante agressiva. Kelly não teve chance alguma. Cambaleando após duros golpes e ele se tornou um alvo fácil, sendo golpeado até de costas.


Havia um clima tenso entre os dois. Após um episódio de xenofobia de Tony Kelley na luta entre Vivi Araújo e Andrea Lee, Kelley entrou em discussão verbal com Yanez durante a pesagem, levando os dois a quase entrarem em uma briga de fato. No octógono, porém, a rixa entre ambos foi encerrada de uma vez por todas.

Por Silvio e Flavio Doria