Em um dos melhores cards do ano, tivemos duas disputas de cinturão no UC 292. Na luta principal, Aljamain Sterling (23-4) perdeu seu cinturão ao ser nocauteado por Sean O'Malley (17-1 1NC) ainda no segundo round. Na luta anterior, pelo cinturão dos galos da divisão feminina, Zhang Weili (24-3) venceu por pontos a brasileira Amanda Lemos (13-3-1), em uma uma de suas melhores atuações dentro do octógono. Ainda no card principal, o brasileiro Pedro Munhoz (20-8, 2NC) foi derrotado por pontos (30-27, 30-27, 29-28) para Marlon Vera (21-8-1). Merece menção ainda a atuação de Natalia Silva e Karine Silva no card preliminar. Ambas as brasileiras são um dos principais prospectos da organização e certamente ouviremos o nome duas duas em breve.
Card Principal
Aljamain Sterling vs. Sean O'Malley (2R; TKO)
Categoria: Galo (disputa de cinturão)

Ainda no segundo round, Sean O'Malley (17-1 1NC) venceu por nocaute técnico Aljamain Sterling (23-4) e assumiu o cinturão da divisão dos galos em uma atuação incontestável.
Sterling e O'Malley fizeram um round bastante movimentado no inicio da luta com ambos se estudando e tentando capturar o melhor momento para um ataque mais contundente, que acabou não vindo. No segundo round, O'Malley e Sterling entraram em confronto em pé, e quem levou a melhor foi O'Malley. Em um poderoso contra-golpe de direita, O'Malley levou Sterling ao chão de imediato. Na sequência, O'Malley iniciou uma sequencia de golpes cintundetes que levaram ao fim a luta.
Zhang Weili (decisão unânime; 50–43, 50–44, 49–45) vs. Amanda Lemos
Categoria: Palha (disputa de cinturão)
Em uma de suas melhores performances no octógono do UFC, Zhang Weili (24-3) venceu
Amanda Lemos (13-3-1) por decisão unânime e manteve seu cinturão dos palhas da divisão feminina. O domínio da chinesa foi quase que total. Segundo dados do próprioo UFC, nunca na história da organização houve uma disparidade de golpes desferidos entre duas lutadoras femininas.
Weili impôs um ritmo durissimo sobre Lemos desde o começo do primeiro round. Após derrubar a brasileira logo no inicio da luta, Lemos foi pressionada pelo poderoso ground-and-pound da chinesa. Em um determinado momento, Lemos conseguiu aplicar um triangulo de mão em Weili, mas sem sucesso. O dominio de Weili também se estendeu pelo segundo round, sobretudo quando a luta esteve no chão. A superioridade de Weili foi tamanha, que ambas entraram no terceiro round com uma disparidade gigante de golpes (4 da brasileira contra 125 da chinesa). Apenas no quarto round, quando a luta se transcorreu quase toda em pé, vimos um combate mais parelho. Sem demonstrar cansaço algum, Weili impôs um ritmo forte no round final, chegando até a obter um knock-down no começo do round.
Neil Magny (decisão unânime; 30-26, 30-26, 30-24) vs. Ian Machado Garry
Categoria: Meio-Médio
Em uma atuação contundente, Ian Machado Garry (13-0) venceu Neil Magny (28-12) por decisão unânime (30-26, 30-26, 30-24). Esperava-se que esse fosse o maior desafio da carreira de Garry nos meio-médios, mas ele fez parecer fácil desde o primeiro golpe desferido sobre Magny.
Gary fez um bom primeiro round sobre Magny. Desde o primeiro momento da luta Garry começou a explorar as pernas de Magny, chutando no calcanhar ou logo acima. Pouco a pouco a estratégia foi minando Magny e lhe rendeu o round em nossa visão. Os chutes de Garry começaram a surtir efeito no segundo round. Magny claramente evitava força o apoio em sua perna direita. Com sua perna ferida, Magny se tornou uma presa fácil. No round final, Garry conseguiu impor um grande volume de golpes sobre Magny, que pouco conseguiu fazer com sua base inutilizada.
Da'Mon Blackshear vs. Mario Bautista (decisão unânime; 29-28, 29-28, 30-27)
Categoria: Galo
Lutando pelos galos, Da'Mon Blackshear (14-6-1) e Mario Bautista (13-2) fizeram outra luta bastante apertada. Porém, na decisão os arbitros acabaram dando a vitória para Bautista por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27).
Blackshear mostrou uma boa movimentação ao longo do primeiro round, alternando entre tentativas de queda e trocação. Ao mesmo tempo, Bautista também mostrou a que venho, com uma muito bem ajustada guilhotina no final do primeiro round. Blackshear continuou anulando muito bem o jogo de wrestler de Bautista no segundo round, e na trocação, Blackshear continuou a frente, mostrando um volume maior de golpes (embora com pouca contundência). No round final continuamos a ver uma disputa bastante parelha. Porém, dessa vez Bautista conseguiu a partir da metade do round, impor seu jogo de chão.
Marlon Vera (decisão unânime; 30-27, 30-27, 29-28) vs. Pedro Munhoz
Categoria: Galo
Em uma luta bastante parelha, Marlon Vera (21-8-1) venceu Pedro Munhoz (20-8, 2NC) por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28) na primeira luta do card principal.
Vera e Munhoz fizeram um primeiro round equilibrado, com ambos se tocando em pé, mas vimos uma ligeira vantagem para o equatoriano por conta de seus chutes na altura das pernas de Munhoz. O round continuou equilibrado na sequência, com uma trocação intensa de ambos novamente. Porém, dessa vez Munhoz conseguiu mostrar um maior volume de golpes. No round final, pouco a pouco, o rosto de Munhoz foi revelando sinais dos danos sofridos por conta dos inúmeros jabs de Vera. Mantendo a curta distância, Vera não demostrou cansaço algum durante o round e conseguiu minar o brasileiro com poderosos golpes em pé, sobretudo os jabs.
Por Silvio & Flavio Dória