O UFC encerrou a sua "semana da luta", principal temporada de eventos para seus fãs de forma inesquecivel. Coroando o final do evento, no UFC 290, Alexander Volkanovski mostrou seu domínio ao derrotar Yair Rodríguez com um impressionante nocaute técnico no terceiro round, defendendo com sucesso seu cinturão na categoria peso pena. Em uma batalha emocionante, Alexandre Pantoja conquistou a vitória por decisão dividida sobre Brandon Moreno, garantindo o título de campeão peso mosca. Dricus du Plessis impressionou ao conseguir uma vitória por nocaute técnico sobre o ex-campeão peso médio Robert Whittaker. Dan Hooker demonstrou coração e determinação ao vencer Jalin Turner por decisão dividida em uma luta intensa. E não podemos esquecer da performance avassaladora de Bo Nickal, que garantiu uma vitória espetacular por nocaute sobre Val Woodburn.
Card Principal
Alexander Volkanovski (3R; nocaute técnico) vs. Yair Rodríguez
Categoria: Pena

Em uma atuação impecável, Alexander Volkanovski (26-2) venceu o atual detentor do cinturão dos penas, Yair Rodríguez (16-4, 1NC) em uma vitória por nocaute técnico.
Volkanovski fez um bom primeiro round, já mostrando sua estratégia para a luta. Sabendo da versatilidade de Rodriguez em pé, Volkanovski buscou reduzir a distância e força-lo para o jogo de chão, onde de fato Volkanovski foi melhor. Volkanovski manteve a estratégia também no segundo round, anulando o perigoso jogo em pé de Rodriguez e garantindo mais um round a seu favor. No terceiro round, Volkanovski conseguiu decidir a luta ao impor uma trocação mais forte nos minutos finais do round, não dando outra alternativa a Herb Dean, que encerrou a luta por nocaute técnico.
Brandon Moreno vs. Alexandre Pantoja (decisão dividida; 46–49, 48–47, 48–47)
Categoria: Mosca
Em uma verdadeira batalha de cinco rounds completos, o desafiante ao cinturão dos moscas, Alexandre Pantoja (26-5) venceu Brandon Moreno (21-7-2) por decisão dividida (46–49, 48–47, 48–47). Com a vitória, o Brasil passa a ter novamente um cinturão no UFC.
Pantoja fez um round contundente sobre o atual detentor do cinturão da divisão. Pantoja chegou a obter um knock-down sobre Moreno e no chão, conseguiu uma boa posição, mas sem conseguir capitalizar o momento. No segundo round, ambos entraram em uma trocação franca, com o mexicano levando a melhor. Pouco a pouco Pantoja foi sendo dominado na luta. Moreno chegou a subir em suas costas e leva-lo ao chão, onde o dominou por alguns minutos. Ao final do round, mesmo com os danos sofridos no primeiro round, Moreno pareceu inteiro na luta, ao contrário do brasileiro. Mesmo mais cansado, Pantoja conseguiu levar Moreno ao chão no inicio do terceiro round, mas sem sucesso na tentativa de finaliza-lo. Ao voltar em pé a luta, Moreno novamente voltou a dominar a luta. Ao final do round, os danos no rosto de Pantoja ja eram similares aos de Moreno. O quarto round foi o mais equilibrado da luta, com Pantoja se saindo ligeiramente melhor ao explorar mais o jogo de chão onde estava levando vantagem nos rounds anteriores. Nos poucos momentos em que a luta foi para a trocação, Pantoja se saiu pior. O round final foi igualmente equilibrado. Porém, a poucos minutos do fim, Pantoja conseguiu dominar as costas do mexicano em pé o que dificultou uma recuperação do mexicano no último round.
Robert Whittaker vs. Dricus du Plessis (2R; TKO)
Categoria: Médios
Pelos médios, Dricus du Plessis (20-2) conseguiu uma vitória importante ao derrotar por nocaute técnico o duríssimo e ex-detentor do cinturão da divisão, Robert Whittaker (25-7). Após a vitória, Du Plessis ainda chegou a bater de frente com Adesanya ainda no octógono, abrindo caminho para uma provavel luta entre ambos.
Du Plessis e Whittaker fizeram um round empolgante. Em pé, Whittaker mostrou uma trocação superior, porém, ao final do round, quando Du Plessis levou a luta para o chão sua dominância foi grande, o que lhe garantiu o round em nossa visão. No corner, Whittaker pareceu completamente exausto após ficar quase 1 minuto por baixo de Du Plessis no chão. No segundo round, Whittaker voltou novamente melhor na trocação, mas pouco a pouco Du Plessis foi crescendo na luta a ponto de nocautear Whitakker no final do round. Aparentemente a pressão que Whitakker sofreu no final do segundo round tirou todo o gás do seu tanque. Du Plessis por outro lado, parecia com o cardio impecável.
Jalin Turner vs. Dan Hooker (decisão dividida)
Categoria: Peso combinado
Em uma das lutas mais empolgantes da noite, Dan Hooker (23-12) venceu por decisão dividida Jalin Turner (13-7) em uma batalha de três rounds. Hooker ficou próximo de ser nocauteado e os danos em seu rosto foram visíveis ao final da luta, mas ele mostrou ter um coração forte ao reverter o resultado da luta a partir do segundo round.
Turner fez um bom primeiro round, mantendo a luta sob seu controle. Turner conseguiu anular o bom jogo em pé de Hooker antecipando seus golpes na trocação em pé. Com uma trocação superior também no segundo round, Turner vinha dominando a luta, porém a poucos segundos do fim, Hooker conseguiu impor um ritmo de trocação forte sobre Turner (após quase ser nocauteado) e quase chegou a finaliza-lo com um mata-leão a segundos do fim do round em uma virada sensacional. Voltando para o último round, o exausto Turner acabou sendo uma presa fácil para Hooker, que a partir daí começou a dominar a luta.
Bo Nickal (1R; KO) vs. Val Woodburn
Categoria: Médios
De forma contundente, Bo Nickal (5-0) venceu Val Woodburn (7-1) em pouco mais de 1 minuto de luta com um nocaute avassalador. Logo no inicio do combate, contra todas as expectativas, NIckal entrou em uma trocação franca com Woodburn, mostrando que além de um wrestler fora da curva ele também tem mãos pesadas. Um poderoso gancho de direita foi o caminho para o nocaute. Com Woodburn cambaleando, Nickal iniciou uma sequência de golpes contundentes, levando ao fim a luta rápidamente por nocaute.
Por Silvio & Flávio Dória