top of page

UFC 289: No Canadá, brasileiros são o destaque

O UFC retornou ao Canadá, marcando sua 32ª visita ao país e a primeira desde setembro de 2019. Porém, foram os fãs brasileiros que fizeram festa, com Amanda Nunes e Charles Oliveira saindo com os braços erguidos. A luta principal foi uma emocionante disputa do título peso-galo feminino entre Amanda Nunes e a mexicana Irene Aldana (desafiante), na qual Nunes saiu vitoriosa e manteve seu título. Com a vitória, Nunes aproveitou o momento para por um fim a sua carreira no octógono, encerrando uma das campanhas mais dominantes no MMA feminino. No co-evento principal, Charles Oliveira enfrentou Beneil Dariush em uma empolgante luta peso-leve, com Oliveira saindo vitorioso por nocaute técnico ainda no primeiro round.


Uma luta peso-meio-médio entre Stephen Thompson e Michel Pereira era esperada para esse evento, mas teve que ser postergada. Além disso, a luta entre Hakeem Dawodu e Lucas Almeida foi cancelada, e Chris Daukaus desistiu de sua estreia na categoria meio-pesado contra Khalil Rountree Jr., com a luta sendo remarcada para um evento futuro.


Amanda Nunes (decisão unânime) vs. Irene Aldana

Categoria: Galo (feminino)

Fazendo a luta principal do UFC 289, Amanda Nunes (23-5) manteve seu cinturão dos galos ao derrotar a mexicana Irene Aldana (14-7), por decisão unânime. Com a vitória, Nunes aproveitou o momento para por um fim a sua carreira no octógono, encerrando uma das campanhas mais dominantes no MMA feminino.


Nunes e Aldana fizeram um primeiro round bastante equilibrado, de estudo de ambas as lutadoras. Aldana pareceu mais tensa no combate, com a guarda alta a todo momento e reagindo a todas as fintas da brasileira. O segundo round foi semelhante ao primeiro, com Aldana respeitando bastante Nunes e, deixando para a brasileira a iniciativa do combate. Dominante em pé, Nunes começou a explorar mais seu jogo de chão no terceiro round, mostrando ainda mais dominância. No quarto round, com Amanda claramente a frente na pontuacao, a mexicana passou a se expor mais, tornando-se um alvo ainda mais fácil para Nunes.


Charles Oliveira (1R; TKO) vs. Beneil Dariush

Categoria: Leves


Em uma atuação brilhante, Charles Oliveira (34-9-1 NC) venceu por nocaute técnico Beneil Dariush (22-5-1) ainda no primeiro round. Com a vitória, Charles volta a ser o nome mais obvio para disputar o cinturão da divisão.


Charles começou desferindo um bom chute alto em Dariush, mas após uma tentativa mal sucedida de queda, Charles caiu por baixo e Dariush conseguiu controlar a luta no chão. No final do round, novamente um chute alto de Charles atordoou Dariush. A partir de então Charles iniciou uma sequência de golpes contundentes em pé e no chão, encerrando a luta por nocaute técnico.


Mike Malott (2R; finalização) vs. Adam Fugitt

Categoria: Meio-Médios


Em uma luta empolgante, Mike Malott (10-1-1 NC) manteve uma boa sequência na organização, finalizando Adam Fugitt (9-4) e levando à loucura a torcida canadense.


Malott fez um bom primeiro round, minando Fugitt com bons chutes na linha de cintura. No inicio do segundo round, Malott derrubou Fugitt após um cruzado de direta, seguido de outro de esquerda em pé. No chão, Malott buscou imediatamente uma guilhotina bastante ajustada, levando ao fim a luta.


Dan Ige (decisão unânime; 28-27, 28-27, 30-27) vs. Nate Landwehr

Categoria: Pena


Em uma luta dominante pela divisão dos penas, Dan Ige (17-6) venceu Nate Landwehr (17-5) por decisão unânime (28-27, 28-27, 30-27).


Ige e Landwehr mostraram uma boa movimentação no round inicial. Muito próximo do fim do round, o equilibrio entre ambos teve fim após Ige desferir um poderoso cruzado de esquerda, que levou Landwehr ao chão. No segundo round, Ige continuou em vantagem, mostrando muita força em seu cruzado de esquerda. E, novamente, no minuto final do round, Landwehr foi duramente castigado pelo cruzado de Ige. Afoito para revertero resultado da luta, Landwehr foi um alvo fácil para Ige, que manteve o ritmo da luta sob controle, garantindo o round em seu favor.


Marc-André Barriault (decisão unânime; 30-27, 30-27, 30-27) vs. Eryk Anders

Categoria: Médios


Fazendo a primeira luta do card principal, Marc-André Barriault (16-6-1 NC) saiu com o braço erguido ao superar Eryk Anders (15-8-1 NC) por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27).


Logo no início da luta, Anders sofreu um knock-down, mas conseguiu se recuperar rapidamente. No clinch, ambos chegaram a trocar duros golpes, com bons momentos para ambos os lados, mas ainda assim o nock-down pesou contra o norte-americano na pontuação do round. No segundo round, Anders foi superior, impondo um ritmo mais forte sobre um já cansado Barriault. O round final foi o mais equilibrado da luta em nossa visão, com Barriault levando ligeira vantagem por ter conseguido conectar os melhores golpes em pé, mostrando mais precisão.


Por: Silvio & Flavio Dória

bottom of page