Principal atração do fim de semana em Newark, New Jersey, o UFC 288 colocou Henry Cejudo, um adversário de peso na disputa do cinturão dos galos de Aljamain Sterling. Porém, o "double champ" (ex-campeão simultâneo das divisões mosca e galo) não foi pareo para Sterling, sendo dominado em todos os cinco rounds da luta. O afastamento de quase 3 anos do octógono de Cejudo pode ter pesado, mas vem impressionando a dominância de Sterling em seus últimos combates, sugerindo que talvez não haja adversário para ele na divisão.
Ainda no card principal, Belal Muhammad venceu Gilbert Burns, o “Durinho”, por decisão unânime, consagrando-se como possivelmente o próximo desafiante do cinturão dos médios. Outros três brasileiros também sairam derrotados no card principal. Jéssica Andrade perdeu por nocaute para Yan Xiaonan, e Movsar Evloev venceu Diego Lopes por decisão unânime. O brasileiro Kron Gracie foi derrotado por Charles Jourdain por decisão unânime.
Card principal
Aljamain Sterling (decisão dividida; 47–48, 48–47, 48–47) vs. Henry Cejudo
Categoria: Galo

Aljamain Sterling (23-3) saiu vitorioso de sua terceira defesa do cinturão dos galos, ao vencer o desafiante Henry Cejudo (16-3) por pontos. Em entrevista ainda no octogno, Aljamain pediu um confronto com Sean O'Malley, que quase foi prontamente atendido. O'Malley subiu no octogono e chegou a discutir com o campeao.
Aljamain e Cejudo fizeram um primeiro round intenso. Bastante equilibrado ambos os lutadores tiveram bons momentos tanto em pe como no chão. Aljamain manteve um estilo mais agressivo também no segundo round. Os danos no rosto de Cejudo ja começaram a ficar mais evidentes durante o round inclusive. A luta ficou mais equilibrada ainda no terceiro round, mas ainda assim Cejudo ficou atras em termos de volume de golpes desferidos. No chão, Cejudo também não teve espaço para desenvolver seu jogo. No quarto round, novamente Aljamain se saiu melhor. Aparentemente frustrado, Cejudo não conseguiu manter dominância nem nos momentos em que a luta foi para o chão. Alem de um bom ataque em pe, Aljamain mostrou uma solida defesa no chão. Apenas um nocaute ou finalização interessava para Cejudo no quinto e ultimo round e ele não teve êxito nesse quesito. Ainda assim, foi o único round em que Cejudo dominou na pontuação em nossa visão.
Belal Muhammad (decisão unanime; 50–45, 49–46, 49–46) vs. Gilbert Burns
Categoria: Médios

Pelo co-main event, Belal Muhammad (23-3, 1NC) venceu de forma incontestável (50–45, 49–46, 49–46), round após round, o brasileiro Gilbert Burns, o “Durinho” (22-6) #UFC288
Belal se saiu ligeiramente melhor no primeiro round, ao conseguir conectar mais golpes sobre o brasileiro. No minuto final, um contra-golpe de Belal chegou a levar Durinho para o chão. Belal continuou superior no segundo round, embora a contundência de seus golpes tenham se reduzido pelo cansaço. Como nos rounds anteriores, Belal continuou mostrando um volume de golpes maior sobre o brasileiro, não deixando dúvida para os arbitros. No corner, pouco antes de entrar para o quarto round, Durinho pareceu mencionar para seu coach alguma lesão em seu braço esquerdo, que o impossibilitava de atacar Belal de forma mais eficiente. No round, novamente Belal foi melhor. Foram diversos chutes desferidos no corpo de Durinho, que acabaram minando ainda mais a performance do brasileiro. Durinho não conseguiu mudar o ritmo da luta no ultimo round. Mais apático, o brasileiro não pareceu de longe o Durinho que havíamos visto nas lutas anteriores.
Jéssica Andrade vs. Yan Xiaonan (1R; TKO)
Categoria: Palha (Feminino)
Em uma luta de apenas 1 round, Jéssica Andrade (24-11) entrou em uma trocação franca contra Yan Xiaonan (17-3) no inicio do round e levou a pior, sendo nocauteada.
Movsar Evloev (decisão unânime; 29–28, 29–28, 30–27) vs. Diego Lopes
Categoria: Pena
Em sua estreia no UFC, Diego Lopes (21-6) foi derrotado pelo duríssimo Movsar Evloev (17-0), top 10 da categoria dos penas, por pontos (29–28, 29–28, 30–27).
Lopes fez um bom primeiro round. A dois minutos do fim do round ele esteve muito próximo de encerrar a luta com uma chave-de-braço, mas sem sucesso. Com o brasileiro mais cansado no segundo round, Evloev conseguiu evoluir melhor, principalmente em pé, onde conseguiu ser mais efetivo na trocação. Evloev se saiu melhor também no terceiro round. Porém, por alguns segundos ele quase se complicou em duas oportunidades no final, ao levar uma Kimura e depois uma chave-de-pé.
Kron Gracie vs. Charles Jourdain (decisão unânime; 30-27, 30-27, 30-27)
Categoria: Pena
Em uma atuação decepcionante, o brasileiro Kron Gracie (5-2), filho do lendário Rickson Gracie, foi derrotado por Charles Jourdain (14-6-1) em uma luta decidida por pontos (30-27, 30-27, 30-27).
Jourdain fez um bom primeiro round. Melhor em pé, no primeiro momento em que a luta foi para o chão, Jourdain tentou desesperadamente não dar nenhuma brecha para Kron. No segundo round, novamente Kron não teve nenhum espaço para evoluir seu jogo de chão. E quando a luta esteve em pé, Jourdain novamente se saiu melhor. Kron manteve a estratégia de tentar encurtar a distância para chamar a luta para o chão, mas ao puxar Jourdain para sua guarda ele repetiu o resultado dos dois rounds anteriores.
Por Silvio & Flavio Dória