top of page

UFC 286: Edwards novamente vence seu maior rival, Usman e mantêm o cinturão dos meio-médios

A trilogia entre Kamaru Usman (20-3) e Leon Edwards (21-3, 1NC) pode ter chegado ao fim, ao menos por enquanto. Contrariando novamente boa parte das casas de apostas, Edwards venceu novamente Usman e manteve o cinturão da divisão dos meio-médios. Edwards fez um excelente trabalho de defesa de quedas e conseguiu trocar de igual para igual com Usma, impondo-o um volume de golpes superior ao do nigeriano. Ao final, mesmo com um ponto descontado, Edwards venceu Usman, mas dessa vez por decisão unânime (48-46, 48-46, 47-47). Em outra luta surpreendente, a melhor luta da noite em nossa visão, e possivelmente uma das melhores do ano até o momento, Justin Gaethje (25-4) venceu Rafael Fiziev (12-2) também por decisão unânime (29-28, 29-28, 28-28).


Card principal


Leon Edwards (decisão unânime; 48-46, 48-46, 47-47) vs. Kamaru Usman

Categoria: Meio-Médios

Em uma luta bastante apertada, Leon Edwards (21-3, 1NC) venceu por decisão unânime (48-46, 48-46, 47-47) Kamaru Usman (20-3) e manteve seu cinturão dos meio-médios.

Ao contrário do que se esperava, Usman decidiu trocar golpes com Edwards em pé, ao invés de capitalizar seu jogo de wrestler, que o fez campeão da divisão. E ele levou a pior no round. Em um determinado momento, próximo do fim do round, Usman chegou a levar um poderoso chute no corpo. No segundo round, após um golpe bem desferido em Edwards, Usam partiu para seu afiado jogo de chão, mas sem sucesso, no melhor momento do round. No terceiro round, Edwards teve um ponto retirado após segurar a grade ao se defender de uma defesa de queda de Usman. Ele já vencia o round em nossa visão, o que tornou a perda do ponto ainda mais danosa à pontuação de Edwards na luta. Embora pouco contundente, Edwards fez um bom trabalho nas defesas de queda no quarto round. No round final, Usam e Edwards fizeram o round mais parelho da luta e, possivelmente, o round decisivo na contagem dos pontos.


Justin Gaethje (decisão unânime; 29-28, 29-28, 28-28) vs. Rafael Fiziev

Categoria: Leves

Na melhor luta da noite, e possivelmente uma das melhores do ano até o momento, Justin Gaethje (25-4) venceu Rafael Fiziev (12-2) por decisão unânime (29-28, 29-28, 28-28).


Vimos uma trocação intensa no primeiro round, porém foram os chutes que mais impressionaram, de ambos (os chutes nas pernas desferidos por Gaethje e os chutes no corpo de Fiziev). Nos chamou atenção também a velocidade dos golpes desferidos por Fiziev. Ambos continuaram em um ritmo forte também no segundo round, com uma trocação duríssima especialmente de Fiziev. Por outro lado, o estrago feito pelos golpes desferidos por Gaethje começaram a deixar a marca no rosto de Fiziev no round. No round final, o ritmo foi igualmente intenso. Ficou claro que Fiziev diminuiu o volume de golpes, enquanto Gaethje intensificou os golpes contundentes, deixando o rosto de Fiziev ainda mais castigado.

Gunnar Nelson (finalização; 1R) vs. Bryan Barberena

Categoria: Meio-Médios


Em uma luta de apenas 1 round, Gunnar Nelson (19-5-1) finalizou Bryan Barberena (18-10) faltando segundos para o fim do round em uma chave-de-braço (ambar) muito bem aplicada.


Jennifer Maia (decisão unânime; 30-27, 29-28, 29-28) vs. Casey O'Neill

Categoria: Mosca


Em uma atuação impecável, Jennifer Maia (21-9-1) tirou a invencibilidade de Casey O'Neill (9-1) ao vence-la por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28).


Maia impressionou com sua boa trocação, conseguindo conectar bons jabs e diretos em O´Neill no primeiro round. Mesmo sem levar a luta para o chão, uma de suas especialidades, Maia continuou à frente no segundo round. Alem da boa esquiva, Maia foi bastante eficiente na trocação. Castigada pela boa combinação de golpes em pé da brasileira, O´Neill continuou partindo para cima por todo o final de round. Apesar da resiliência, foi Maia que novamente se saiu melhor no round.


Marvin Vettori (decisão unânime; 9-28, 29-28, 30-27) vs. Roman Dolidze

Categoria: Médios


Fazendo a primeira luta do card principal, pela divisão dos médios, os ex-parceiros de treino Marvin Vettori (19-6-1) e Roman Dolidze (12-2) se enfrentaram, e quem levou a melhor foi Vettori, em uma luta decidida pelos árbitros (29-28, 29-28, 30-27).


Vetor sentiu o peso das mãos de Dolidze no inicio do primeiro round, ao sofrer uma sequência de golpes contundentes em pé. O italiano chegou a recuar, mostrando ter sentido os golpes, mas logo se recuperou. No final do round, novamente, Dolidze pressionou Vettori com sua trocação. No segundo round, Dolidze continuou em vantagem, embora menos contundente que no round anterior. O round final foi o mais equilibrado da luta, porém vimos uma ligeira vantagem para Vettori, mais consistente, sempre buscando a iniciativa na trocação.


Por Silvio e Flavio Doria

#UFC #MMA #JiuJitsu #Boxe

Perdeu o #UFC286? Não se preocupe, fizemos um resumo de tudo o que rolou no card principal em:


Por Silvio & Flavio Doria

bottom of page