O tão aguardado UFC 284 colocou frente a frente, pela primeira vez na história, que os dois (atuais) melhores peso por peso da organização se enfrentam. O evento marcou ainda a 16ª ida da organização à Austrália, retornando ao país pela primeira vez desde o UFC 243 em Melbourne, em outubro de 2019.
Na luta principal do evento, premiada como a luta da noite, Islam Makhachev venceu Alexander Volkanovski por decisão unânime e manteve o cinturão dos leves após uma batalha equilibrada. E no co-main event, Yair Rodríguez venceu Josh Emmett por finalização no segundo round e conquistou o cinturão interino da divisão dos penas e o bônus de performance da noite.
Durante o evento o UFC ainda anunciou que o ex-campeão peso leve da organização, Jens Pulver, será indicado na Classe de 2023 do Hall da Fama da UFC na categoria dos pioneiros. A cerimônia de Indução ao Hall da Fama da UFC 2023, apresentada pela Toyo Tires, ocorrerá durante a 11ª Semana Internacional de Lutas da UFC neste verão em Las Vegas e será transmitida ao vivo no UFC FIGHT PASS. Pulver será o 18º membro da Era Pioneira a ser incluído no Hall da Fama da UFC. Ele tem uma carreira de 14 anos na MMA, com 47 lutas e um cartel de 27-19-1 (11-9-1 no UFC, PRIDE, Shooto e WEC).
Card principal
Islam Makhachev (decisão unânime; 48–47, 48–47, 49–46) vs. Alexander Volkanovski
Categoria: Leve

Pela luta principal do UFC 284, Islam Makhachev (23-1) venceu Alexander Volkanovski (25-1) mantendo consigo o cinturão dos leves em uma luta decidida por decisão unânime.
Makhachev e Volkanovski fizeram um round inicial de bastante estudo. Ambos tiveram bons momentos, Volkanovski na trocação no inicio da luta e Makhachev no chão, no final do round, quando esteve próximo de finalizar Volkanovski, mas sem sucesso. No segundo round, novamente Volkanovski conseguiu conectar um bom direto em Makhachev, assim como no round anterior e próximo do fim do round foi a vez de Makhachev mostrar seu valor na trocação. O terceiro round foi mais equilibrado, com ambos mostrando um volume de golpes bastante parecido, assim como no round seguinte. No round final, o melhor de Volkanovski na luta, o neozelandês conseguiu mostrar uma boa defesa de quedas, anulando a principal armar de Makhachev. No minuto final, Volkanovski usou seu ground-and-pound para garantir a pontuação do round a seu favor.
Yair Rodríguez (1R; finalização) vs. Josh Emmett
Categoria: Pena

Pelo co-main event, Yair Rodríguez (16-3) finalizou Josh Emmett (18-3) no segundo round, assumindo o cinturão interino da divisão dos penas.
Yair começou bem o primeiro round, explorando bastante chutes na linha de cintura e nas pernas de Emmett. Emmett também teve bons momentos no round inicial, chegando a pressionar Yair no chão, após derruba-lo por conta de uma trocação em pé. Mas ainda assim vimos vantagem para o mexicano no round inicial. Yair continuou desferindo seus poderosos chutes no segundo round, minando pouco a pouco Emmett. Próximo do fim do round, Yair por baixo no chão, conseguiu finalizar Emmett em um bem ajustado triângulo.
Jack Della Maddalena (1R; finalização) vs. Randy Brown
Categoria: Médios
Em outra luta rápida, de apenas 1 round, Jack Della Maddalena (14-2) venceu por finalização Randy Brown (16-5) de forma contundente.
Após cercar Brown na grade, Maddalena acertou um gancho de direta certeiro no queixo de Brown, levando-o ao chão. Na sequencia, Maddalena acertou Brown com uma série de golpes contundentes antes de encaixar um estrangulamento (mata-leão).
Justin Tafa (1R; KO) vs. Parker Porter
Categoria: Pesados
Em uma luta relâmpago, Justin Tafa (6-3) nocauteou Parker Porter (13-8) com exatos 1 minuto e 6 segundos de luta. O nocaute veio após um golpe de encontro de Tafa, seguido de um soco de direita, levando Porter ao chão de imediato.
Jimmy Crute vs. Alonzo Menifield
Categoria: Meio-pesado
Pela primeira luta do card principal, ambos Jimmy Crute (12-3-1) e Alonzo Menifield (13-3-1) sairam com os braços erguidos após a luta ser declarada como empate por decisão majoritária.
Apos uma rápida trocação no inicio do primeiro round, Crute passou a tentar derrutar Menifield, pressionando-o sobre a grade por boa parte do round. Apenas proximo do fim do round, Menifield conseguiu se recompor e passou a pressionar Crute, tambem no chao, mas mostrando mais agressividade. Ha segundos de soar o gongo, Menifield ainda conseguiu um knock-down apos uma trocacao mais intensa. Crute voltou para o segundo round ainda sentindo a exaustão do round anterior e, novamente, sofreu um knock-down. Mais cansado, Crute foi um alvo fácil para Menifield. Porém, Menifield não teve forçar para captalizar o bom momento, ficando próximo de ser finalizado nos minutos finais do round. No round final, Menifield foi prejudicado ao perder um ponto por segurar a grande, evitando uma queda. Mesmo mais cansado, Crute conseguiu dominar Menifield no chão, o que lhe garantiu o round.
Por Silvio e Flavio Doria