Após longos dois anos, o UFC finalmente retorna ao Brasil, e em grande estilo. Para o card do UFC 283, a organizou trouxe duas disputas de cinturão, dos meio-pesados e mosca, ambos na divisão masculina. Porém, o saldo final não dos melhores para o Brasil. Glover Teixeira e Deiveson Figueiredo perderam suas respectivas disputas de cinturão. Além disso, não só Mauricio Shogun, mas também Glover Teixeira anunciaram aposentadoria do octógono, encerrando duas longas carreiras na organização.
Card principal
Glover Teixeira vs. Jamahal Hill (decisão unânime; 50–44, 50–44, 50–44)
Categoria: Meio-Pesado (até 92,9 kg / 205 lb)

Em uma luta sangrenta, Glover Teixeira (33-9) saiu derrotado para Jamahal Hill (12-1) por pontos, o que garantiu o cinturão vago dos meio-pesados para o norte-americano. Sem acreditar na conquista, Jamahal chorou a ponto de quase não conseguir ficar de pé.
Jamahal se saiu melhor no primeiro round, mostrando uma boa trocação. Glover, sentindo a vantagem de Jamahal em pé, passou a tentar explorar as quedas, mas sem sucesso. Jamahal mostrou uma trocação ainda melhor no segundo round. Glover chegou a cambalear diversas vezes com os golpes sofridos. Porém, ao final do round, Glover não só conseguiu acertas bons golpes em Jamahal, como também o derrubou, mas sem sucesso no jogo de chão. Com uma esquiva ruim para essa luta, Glover continuou sendo um alvo fácil para Jamahal, que novamente se saiu melhor no round. Em um determinado momento, esteve inclusive, próximo de um nocaute técnico. Glover continuou sofrendo com a trocação de Jamahal no quarto round, a ponto de quase não poder enxergar, tamanha a quantidade de sangue nos olhos. No quinto e ultimo round, Glover conseguiu enfim derrubar Jamahal, em sua melhor oportunidade na luta, mas sem sucesso.
Deiveson Figueiredo vs. Brandon Moreno (TKO; interrupção médica; 3R)
Categoria: Mosca (até 56,7 kg / 125 lb)

Pelo co-main event, Deiveson Figueiredo (21-3-1) perdeu para Brandon Moreno (21-6-2) por interrupção médica, o que rendeu ao mexicano a vitória e o cinturão dos moscas. Ainda no octógono, Figueiredo anunciou sua subida de categoria, para a divisão mosca.
Figueiredo e Moreno fizeram um primeiro round bastante parelho, mas nada morno. Ambos os lutadores buscaram o combate no round inicial, sobretudo Figueiredo. No segundo round a luta continuou bastante equilibrada. No melhor momento do round, Figueiredo aplicou uma justa guilhotina em Moreno, mas sem sucesso. Figueiredo se complicou no terceiro round, após ser atingido no olho por um soco. Porém, o brasileiro acreditou ter sido um golpe ilegal. Com o olho completamente fechado, a luta foi encerrada dando a vitória para Brandon Moreno.
Gilbert Burns (finalização; 1R) vs. Neil Magny
Categoria: Meio-Médio (até 77,1 kg / 170 lb)
Gilbert Burns fez parecer fácil (21-5). Ainda no primeiro round, Burns derrubou Neil Magny (27-11), passou da posição de 100 kgs (side control) para uma montada e o finalizou em um katagatami muito bem aplicado
Jéssica “Bate Estaca” Andrade (decisão unânime; 30–25, 30–25, 30–26) vs. Lauren Murphy
Categoria: Mosca (até 56,7 kg / 125 lb)

Em uma atuação impecável, Jéssica Andrade (24-9) venceu a veterana Lauren Murphy (16-6) sem qualquer dificuldade. Nos impressionou a boa trocação de Andrade e, principalmente, seu cardio para essa luta.
Andrade e Murphy entraram em uma trocação franca no round inicial e a brasileira se saiu melhor. Mais rápida, boa parte dos golpes desferidos por Andrade atingiram o alvo em cheio. No corner, o head coach de Murphy pediu para que ela abandonasse a trocação e focasse no wrestiling, para evitar o jogo do brasileira. No segundo round, Andrade continuou melhor, impondo sua trocação afiada contra Murphy, que nada fez durante todo o round a não ser receber uma série de golpes contundentes. Nada mudou no round final. Na transmissão oficial, Daniel Cormier por diversas vezes pediu o encerramento da luta, tamanha a vantagem (e contundência) de Andrade.
Paul Craig vs. Johnny Walker (TKO, 1R)
Categoria: Meio-Pesado (até 92,9 kg / 205 lb)
De forma contundente, Johnny Walker (20-7) venceu Paul Craig (16-6-1) por nocaute técnico ainda no primeiro round! Logo no inicio da luta, Craig segurou um chute alto de Walker e foi brutalmente atacado por uma série de golpes contundentes do brasileiro, que o levaram ao chão. Pouco depois, o arbitro decidiu encerrar a luta dando a vitória para Walker por nocaute técnico.
Por Silvio e Flavio Doria