top of page

UFC 282: Anti-climax, empata deixa cinturão dos meio-médios vago. Boa noticia para Glover

Após uma mudança inesperada na disputa do cinturão meio-pesados, com a saida de Jiri Prochazka, o atual campeão, por conta de uma lesão em seu ombro, Jan Blachowicz e Magomed Ankalaev aceitaram o combate para decidir o cinturão interino da divisão dos meio-pesados.


Porém, o resultado da luta foi frustrutante e inesperado. Embora ambos tenham feito uma luta equilibrada, Ankalaev teria vencido em nossa visão por uma ligeira vantagem (algo que até Blachowicz concordou), nenhum dos dois lutadores saiu vitorioso. Com o empate técnico, o cinturão continuou vago, algo inédito na história da organização. Para os brasileiros, essa pode ter sido uma boa decisão. Durante a coletiva de imprensa, logo após o evento, Dana White disse querer ver Glover Teixeira disputar o cinturão com Jamahal Hill no Brasil.


Pelo co-main event, de forma bastante controversa, a vitória foi dada a Paddy Pimblett sobre Jared Gordon por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28). Ainda no card principal, Ilia Topuria e Dricus Du Plessis venceram duros adversários, rankeados no top 10 de suas respectivas divisões.


Jan Blachowicz vs. Magomed Ankalaev

Categoria: meio-pesado

Pela luta principal luta da noite, Magomed Ankalaev (18-1-1) e Jan Blachowicz (29-9-1) se enfrentaram pela disputa do cinturão vago dos meio-pesados. Porém, o resultado foi frustrante para ambos os lutadores e a torcida presente. A luta terminou empatada e, portanto, sem um detentor do cinturão interino. Ainda assim, na visão de Blachowicz, Ankalaev deveria ter ficado com o cinturão, por ter, na visão dele, vencido o combate.


Blachowicz e Ankalaev fizeram um round inicial de bastante estudo, sem risco de ambas as partes. Ao final, Ankalaev conseguiu se sair ligeiramente melhor. No segundo round, Blachowicz se saiu melhor na trocação. Em seu melhor momento, Blachowicz acertou um forte chute na altura das pernas de Ankalaev, que claramente acusou o golpe. No terceiro round, Blachowicz continuou explorando os chutes nas pernas de Ankalaev, minando-o em ambas as pernas. Ainda assim, os golpes não lhe tiraram tanta mobilidade. No quarto round, Ankalaev se saiu melhor, explorando o jogo de chão. Ainda que não tenha sido contundente nos golpes desferidos, Ankalaev conseguiu neutralizar o jogo de Blachowicz por completo no quarto round. Ankalaev manteve a estratégia para o round final, onde novamente conseguiu dominar Blachowicz no chão.


Paddy Pimblett (decisão unânime; 29-28, 29-28, 29-28) vs. Jared Gordon

Categoria: Peso-leve


Pelo co-main event, em uma luta bastante equilibrada, Paddy Pimblett (20-3) venceu Jared Gordon (19-6) por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28). Em nossa visão foi uma vitória bastante questionável.


Paddy e Jared fizeram um primeiro round bastante parelho. Porém, Jared conseguiu conectar os melhores golpes em nossa visão, embora Paddy tenha desferido um bom volume de golpes. Ainda assim, foi um round bastante equilibrado e de dificil pontuação. Novamente, no segundo round vismos uma luta equilibrado, mas com uma ligeira vantagem para Jared na trocação. Enquanto meteve a distância, Paddy se saiu bem, se aproveitando de sua envergadura. Mas nos momentos em que Jared encurtou a distância, Paddy sofreu na trocação. Vimos um outro equilibrado round, mas novamente Jared se saiu melhor. Apenas nos últimos segundos da luta, Paddy conseguiu ficar nas costas de Jared, onde poderia trazer mais perigo, mas não teve tempo para isso.


Santiago Ponzinibbio (TKO; 3R) vs. Alex Morono

Categoria: Peso-casado


Santiago Ponzinibbio (30-6) e Alex Morono (22,8, 1NC) fizeram uma boa luta. Após dois duros rounds, Ponzinibbio conseguiu a vitória por nocaute técnico no round final.

Ponzinibbio e Morono fizeram um primeiro round bastante dinâmico. Porém, Morono se saiu ligeiramente melhor, ao mostrar mais eficiência na trocação. Ponzinibbio teve um corte corte próximo do olho esquerdo ap[os um choque acidental de cabeças. Ponzinibbio voltou mais agressivo no segundo round. Embora pouco contundente nos golpes, o maior volume de golpes desferidos por Morono lhe garantiu o round em nossa visão. No round final, Ponzinibbio conseguiu enfim nocautear Morono após um direto em seu queixo. Até então, Ponzinibbio vinha desferindo uma grande quantidade de golpes em Morono, mas com pouca contundência.


Darren Till vs. Dricus Du Plessis (finalização; 3R)

Categoria: Peso-médio


Superando todas expectativas, Dricus Du Plessis (18-2) venceu Darren Till (18-5-1) por finalização no terceiro round. Chamou atenção o primeiro round avassalador do sul-africano.


De forma surpreendente, Till foi facilmente dominado na grade, onde sofreu uma sequência brutal de golpes de Du Plessis. Aparentemente Till não demonstrou sentir os golpes e, depois de quase metade do round sendo pressionado na grade ele conseguiu se desvencilhar, mais foi durrubado por Du Plessis e levado ao chão facilmente, onde quase foi finalizado. Till se recuperou no final do round, mas ainda assim não foi suficiente para reverter o resultado do round. Mais cansado, Du Plessis se tornou um alvo fácil para Till no segundo round, porém ele não conseguiu captalizar o bom momento, levando a luta para o terceiro round. No round final, a trocação ficou mais equilibrada até que em um determinado momento, Till foi derrubado e facilmente finalizado por Du Plessis.


Bryce Mitchell vs. Ilia Topuria (finalização; 2R)

Categoria: Peso-pena


Abrindo o card principal, o jovem Ilia Topuria (13-0) manteve sua invencibilidade ao finalizar o durissimo Bryce Mitchell (15-2) no segundo round. Apesar de seu dominio em pé, Topuria conseguiu encerrar a luta no chão, justamente onde Mitchell vinha dominando todos seus adversários de forma contundente.


Topuria fez um bom inicio de luta. Mais agressivo em pé, Topuria conseguiu acertar diversos diretos de direita certeiros em Mitchell (um desses diretos lhe rendeu um corte próximo do olho). Porém, mesmo sofrendo mais danos, Mitchell continuou perigoso nos poucos momentos em que conseguiu levar a luta para o chão. Mitchell sofreu com os diretos de Topuria no segundo round. Mostrando basstante força e controle, Topuria aproveitou o cansaço de Mitchell e o atirou ao chão, permitindo-o aplicar um estrangulamento perfeito (triângulo de braço).


Por Silvio & Flávio Dória

bottom of page