UFC 267: Glover assume o cinturão dos meio-pesados!

Glover Teixeira (33–7-0) fez história ao vencer Jan Blachowicz (28–9-0) por finalização e assumir o cinturão dos meio-pesados! Essa foi a coroação de uma longa jornada no UFC e nos Estados Unidos. Azarão na disputa, o brasileiro conseguiu finalizar Blachowicz no segundo round. Logo no inicio da luta ele ja revelou sua estratégia, de focar em seu jiu-jitsu, mostrando que não estava afim de trocar golpes com o polonês. O co-main event também foi espetacular. Em uma luta bastante equilibrada, Petr Yan (16-2-0) conquistou o cinturão interino da divisão galo ao vencer Cory Sandhagen (14-4-0) por decisão unânime (49–46, 49–46, 49–46).


Card principal


Jan Blachowicz vs. Glover Teixeira

Categoria: Meio-Pesado (Disputa de cinturão)

Glover Teixeira (33–7-0) fez história ao vencer Jan Blachowicz (28–9-0) por finalização e assumir o cinturão dos meio-pesados! Essa foi a coroação de uma longa jornada no UFC e nos Estados Unidos.


Glover começou bem o primeiro round, impondo seu jogo de chão sobre Blachowicz. Porém, ele não conseguiu trabalhar muito no chão. Foram poucos golpes contundentes, mas o suficiente para lhe garantir o round. No segundo round, Glover conseguiu finalizar Blachowicz após bom momento na trocação em pé. Glover chegou a acertar um bom gancho de esquerda em Blachowicz, mas foi seu jiu-jitsu que lhe garantiu a vitória e o cinturão!


Petr Yan vs. Cory Sandhagen

Categoria: Galo (Disputa do cinturão interino)

Em uma luta bastante equilibrada, Petr Yan (16-2-0) conquistou o cinturão interino da divisão galo ao vencer Cory Sandhagen (14-4-0) por decisão unânime (49–46, 49–46, 49–46).

Sandhagen fez um bom primeiro round. Sua estratégia durante o round inicial foi minar Petr Yan com socos e chutes no corpo, o que pode dar resultado mais a frente na luta. O segundo round foi mais parelho. O ritmo da trocação de ambos se intensificou no round, mas foi Petr Yan que se saiu ligeiramente melhor em nossa visão. O ritmo da luta continuou o mesmo no terceiro round. Sandhagen estava melhor no round, mostrando uma boa esquiva e acurácia nos golpes, mas no minuto final ele sofreu um knock-down, o que pode ter garantido a pontuação a favor de Petr Yan. A consistência de Petr Yan começou a pesar em seu favor. No quarto round ele manteve o ritmo, combinando força e rapidez nos golpes, o que colocou Sandhagen em situação difícil em alguns momentos do round. No round final, Sandhagen aumentou o ritmo de sua movimentação para se livrar dos golpes de Petr Yan. A estratégia deu certo e ele se saiu melhor no round. Petr Yan talvez poderia ter explorado mais os chutes nas pernas de Sandhagen para evitar a estratégia em nossa visão.


Islam Makhachev vs. Dan Hooker

Categoria: Leve

Em uma luta rápida, Islam Makhachev (21-1-0) venceu sem dificuldade Dan Hooker (21-2-0) em poucos minutos. Makhachev começou a luta levando-a para o chão, onde ele é especialista. Pouco depois ele conseguiu finalizar Hooker em uma bela Kimura! Em entrevista no octógono, Makhachev foi claro e preciso: “quero disputar o cinturão”! Justo para quem já acumula 9 vitórias consecutivas na divisão dos leves.

Alexander Volkov vs. Marcin Tybura

Categoria: Pesado


Alexander Volkov (34-9-0) venceu Marcin Tybura (22-7-0) por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28). Foi uma luta de certa forma frustrante. Pareceu que ambos os lutadores não deram 100% de sí nas trocações, como se não quisessem o nocaute. Não mostraram agressividade nenhuma, frustrando a expectativa para a luta #UFC267


O round inicial foi bastante parelho. Boa parte do round vimos uma trocação franca entre os dois, mas perto do fim Volkov levou a luta para o chão, contrariando as expectativas de uma luta 100% em pé. Tybura pareceu melhor no segundo round, buscando mais o confronto. Ele chegou até a tentar levar a luta para o chão, mas sem sucesso. Volkov conseguiu defender todas as tentativas de queda, inclusive no round anterior. No round final, a defesa de quedas de Volkov continuou afiada. Na trocação, embora Tybura tenha partido mais para cima, foi ele quem levou a pior na troca de golpes.


Li Jingliang vs. Khamzat Chimaev

Categoria: Meio-Médio


De forma contundente, Khamzat Chimaev (10-0) finaliza Li Jingliang (18-7-0) por estrangulamento ainda no primeiro round! Assim que soou o gongo, Chimaev fintou Jingliang e agarrou suas pernas, projetando-o para cima. Segurando Jingliang, Chimaev o levou até na direção do assento de Dana White e chegou a gritar algumas palavras para ele. Logo na sequência o jogou ao chão e pouco depois conseguiu estrangula-lo, de forma fácil e impressionante.

Magomed Ankalaev vs. Volkan Oezdemir

Categoria: Meio-Pesado


Em uma atuação dominante, Magomed Ankalaev (16-1-0) venceu Volkan Oezdemir (17-6-0) por pontos (decisão unânime; 30-27, 30-27, 29-28).


Oezdemir acertou duros golpes em Ankalaev no inicio do round, mas Ankalaev cresceu e chegou até a conseguir um knock-down em um determinado momento. No segundo round, Ankalaev continuou melhor. Um de seus golpes chegou a cortar o supercilio de Oezdemir. Ankalaev manteve sua superioridade no round final (não só em volume, mas também em contundência), possivelmente o mais parelho da luta.

Por Silvio e Flavio Doria