O card preliminar do UFC 239 nos proporcionou um bom aquecimento para o card principal, com um bom casamento entre lutadores experientes e jovens prospectos. Vários nomes desse card seguramente devem se tornar top contenders de suas respectivas divisões. Destacamos o inglês Arnold Allen, que derrotou Gilbert Melendez na principal luta do card preliminar. Em sua divisão, dos penas, apenas Max Holloway possui mais vitórias consecutivas do que Allen. Outro jovem iniciante no UFC, Yadong Song, já é o principal nome da China na organização e deve brilhar ainda na divisão dos galos. Edmen Shahbazyan é outro nome que devemos ficar de olho. Shahbazyan só precisou de 1 minuto para sair com o braço erguido nesse UFC 239, confirmando uma invencibilidade de 10 lutas sem nenhuma derrota no cartel.
Card Preliminar
Gilbert Melendez vs. Arnold Allen
Categoria: Penas

Na última luta do card preliminar, o veterano no MMA, Gilbert Melendez (22-8-0) foi derrotado para o jovem inglês Arnold Allen (15-1-0) que ja se firma como novo nome em ascensão no evento. O inglês já conta com seis vitórias no UFC, segundo maior sequência na divisão dos penas (só atrás de Max Holloway). O Melendez que entrou no primeiro round foi diferente do que saiu para o corner no final dos 5 mins. Melendez começou a luta bastante ativo na trocação, mas pouco a pouco foi se encolhendo na luta, levando mais golpes de Allen e aparentando mais cansaço. O vantagem de Allen se estendeu pelos dois rounds seguintes. Infelizmente, Melendez não aparenta nem de longe àquele que acostumamos a ver no Strikeforce.
Nohlin Hernandez vs. Marlon Vera
Categoria: Galo

Marlon Vera (14-5-1) venceu o estreante no UFC, Nohlin Hernandez (9-3-0) por finalização. Vera fez um bom primeiro round. O equatoriano passou boa parte do round tentando uma finalização. Seu melhor momento na luta foi no final do round quando quase conseguiu uma chave de braço. Ao perder a finalização, Vera foi duramente castigo! No segundo round, Vera acertou uma boa joelhada no rosto de Hernandez, tornando-o presa fácil para um estrangulamento muito bem encaixado. Hernandez foi um oponente dado a Vera de ultima hora. Sean O’Malley, o adversário inicial de Vera para essa luta foi retirado do card por ser flagrado em exame antidoping poucos dias antes do evento.
Claudia Gadelha (vencedora; decisão unânime) vs. Randa Markos
Categoria: Palha (feminino)

Em uma luta de três rounds todos muito parelhos, a ex-desafiante do cinturão peso-palha, Claudia Gadelha (17-4-0) venceu por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27) Randa Markos (9-7-1) em uma luta pouco empolgante. Gadelha foi mais ativa durante a luta, sempre buscando o ataque e dominando o centro do octogono. Por outro lado, Markos foi bastante conservadora durante todos os rounds, sempre se esquivando pelas laterais e atacando no contra-golpe de Gadelha, em um estilo pouco interessante para os fãs, mas efetivo.
Alejandro Pérez vs. Yadong Song (vencedor; nocaute; 1R)
Categoria: Galo

Em outra luta relâmpago (2 minutos!), o chinês Yadong Song (14-3-0) venceu o mexicano Alejandro Pérez (21-8-1) por nocaute. Yadong acertou um cruzado certeiro no queixo de Pérez levando-o ao chão imediatamente. Yadong ainda conseguiu desferir mais um violento golpe em Pérez já praticamente desacordado ponto um fim de fato a luta. Com essa vitória, já são quatro vitórias de Yadong em quatro lutas pelo UFC. O chinês já é hoje o principal nome da China na divisão masculina da organização, agora sabemos o porquê.
Edmen Shahbazyan vs. Jack Marshman
Categoria: Medios

Jovem promessa do UFC, Shahbazyan (10-0-0) em pouco mais de 1 minuto finalizou Marshman (23-9-0). Shahbazyan entrou decidido em levar a luta para o chão, aplicando uma série de golpes contundentes que abriram espaço para Shahbazyan partir para as costas de Marshman e finaliza-lo.
Ismail Naurdiev vs. Chance Rencountre
Categoria: Meio-Médio

Em outra luta de três rounds, Chance Rencountre (14-3-0) venceu Ismail Naurdiev (18-3-0) por decisão unânime (29-27, 29-28, 30-27). Naurdiev teve um bom inicio de round, aplicando bons golpes na linha de cintura de Rencountre, porém o americano, superior no wrestling derrubou Naurdiev e anulou seu jogo em boa parte do round. Rencountre percebeu que a luta no chão seria a melhor estratégia e iniciou o round seguinte com o mesmo jogo do final do round anterior, colocando Naurdiev pra baixo para explorar uma possibilidade de finalização, mas sem sucesso. No inicio do round final, Naurdiev até tentou trocar em pé, mas o cansaço falou mais alto e ele foi derrubado e permaneceu no chão, se defendendo o restante do round.
Julia Avila vs. Pannie Kianzad
Categoria: Galo (feminino)

Na primeira luta do UFC 239, pelo card preliminar, a brasileira Julia Avila (6-1-0) venceu com folga a iraniana naturalizada sueca, Pannie Kianzad (11-5-0). Avila começou bem na luta. Apesar de ter ficado encurralada na grade algumas vezes ela se mostrou bastante agressiva, desferindo boas cotoveladas e golpes na linha de cintura de Kianzad. Avila continuou melhor no segundo round, mostrando uma trocação superior. Porém, Kianzad acertou um soco certeiro no rosto da brasileira provocando um corte com sangramento. Ainda assim, a brasileira foi superior. No terceiro round, apesar de da superioridade na trocação, Avila explorou mais seu jogo de chão contra Kianzad no round final. Ela permaneceu quase metade do round nas costas de Kianzad, tentanto ajustar a posição. Ao final, os arbitros deram vitória para Avila por decisão unânime (30-27, 30-26, 30-26).
Silvio Doria