top of page

UFC 224: Nunes mantêm cinturão; Belfort se aposenta no UFC e Shogun no Hall da Fama


O UFC 224 foi sem dúvida um dos mais empolgantes a ocorrer na cidade do Rio de Janeiro (foram nove eventos no total). Com lutas bem casadas e, como sempre, os lutadores sentindo toda a vibração dos brasileiros deram um bom espetáculo a quem assistiu o evento. Apenas duas lutas foram para a decisão dos arbitros (a do brasileiro Alberto Mina contra Ramazan Emeev e a luta principal entre Amanda Nunes e Raquel Pennington). Primeira luta do card principal e possivelmente uma das mais aguardadas da noite teve um desfecho inacreditável (com um nocaute de Lyoto Machida sobre Vitor Belfort). Após a luta, Belfort deixou suas luvas no meio do octogono, gesto que simboliza o fim (vitoriosa) carreira de Belfort dentro do UFC (poucos lutadores se mantiveram tanto tempo no topo de sua divisão como Belfort). E por fim, na última luta da noite, pelo cinturão dos Galos Feminino, Amanda Nunes venceu a desafiante Raquel Pennington.


A luta entre Jacaré Souza e Kelvin Gastelum foi eleita a melhor da noite, enquanto que Lyoto Machida e Aleksei Oleinik receberam o bônus de performance da noite.

Notícia surpresa, o UFC decidiu homenagear Mauricio Shogun e Dan Henderson, elegendo a luta entre ambos, no UFC 139, para o Hall-da-Fama da organização. Na ocasião, Henderson venceu Shogun por decisão unânime dos juízes após uma batalha de cinco rounds. A luta foi eleito não só a melhor da noite, como também a melhor do ano.


Card Principal


Amanda Nunes (vencedora; nocaute técnico; 5o Round) vs. Raquel Pennington Categoria: Galo Feminino


Amanda Nunes manteve o cinturão da divisão dos Galos Feminino ao vencer a desafiante Raquel Pennington no último Round por interrupção do juiz. Pennington mostrou bastante resiliência ao longo da luta, sendo castigada na trocação em pé, onde teoricamente Pennington poderia ter vantagem.

“Eu fiz tudo o que eu treinei. A Rocky é uma atleta duríssima, eu estava preparada para lutar cinco rounds com ela. Me senti confortável durante todos os rounds. Acho que essa luta me ajudou a evoluir, porque foi difícil para mim, a Rocky e a Tecia sao minhas amigas, tive que me preparar mentalmente para isso. Mas isso aqui é a razão da minha vida. Eu sempre sonhei em ser a melhor do mundo. E hoje eu continuo sendo. Amanda Nunes Tive uma lesão na minha última luta que voltou a doer. Vou dar mais atenção para isso agora.” Amanda Nunes

Kelvin Gastelum (vencedor; decisão dividia) vs. Ronaldo "Jacaré" Souza Categoria: Médios


Em uma luta apertada, com bons momentos de ambos os lados, Kelvin Gastelum venceu por decisão divida (29-28, 28-29, 29-28). Gastelum defendeu bem diversas tentativas de queda e conseguiu absorver bem alguns golpes de Jacaré. Porém, o americano mostrou um pouco mais de atividade na luta em pé. Num bom português, Kelvin pediu uma luta contra o vencedor do embate entre Yoel Romero e Robert Wittaker.


“Eu achei que venci a luta, talvez tenha perdido o segundo round, mas coloquei mais pressão, encaixei bons golpes, levei para o chão. Mas acontece, fazer o que?” Jacaré Souza “Eu esperava vencer, mas queria ter finalizado a luta e garantido a chance de disputar o cinturão. Agora, não sei se ganharei essa oportunidade, mas espero que sim. Eu achei que iria finalizar a luta depois que o derrubei no segundo round. Mas ele é um cara duro, aguentou bastante. A torcida não foi tão receptiva dessa vez, mas ainda assim eu tive apoio depois da vitória.” Kelvin Gastelum

Mackenzie Dern (vencedora; finalização; 1o Round) vs. Amanda Cooper Categoria: Palha Feminino


Depois de uma semana turbulenta, Mackenzie Dern conseguiu uma ótima vitória contra Amanda “ABC” Cooper. Era uma luta de dois estilos diferentes: Cooper com sua superioridade na trocarão e Mackenzie com seu poderoso jiu-jitsu. Acabou sobressaindo o estilo de Mackenzie, que inclusive conseguiu um knockdown em Cooper. Em seguida, Mackenzie partiu para uma finalização por mata-leão.


“Eu queria acertar alguns socos e fiquei muito feliz de ter tido a possibilidade de mostrar meu ground and pound, mas terminar com a finalização. Ela falou muito, eu sei que não bati o peso, não é algo que me deixa feliz. Eu errei, tomei punição disso, mas ela aceitou a luta. Eu não sou uma pessoa que dá desculpas, eu tentei, não consegui. Mas não vou deixar mais isso acontecer. Mackenzie Dern Eu queria muito ter visto a cara do meu pai durante a luta, ele deve ter ficado muito nervoso. Já não quero ir embora daqui, quero ficar mais tempo. Eu sabia que entrando lá, ganhando ou perdendo, os fãs estariam torcendo por mim. A energia ali dentro é indescritível.” Mackenzie Dern

John Lineker (vencedor; nocaute; 3o Round) vs. Brian Kelleher Categoria: Galo


Em uma luta dura, de 3 Rounds, John Lineker fez jus ao apelido de “mãos de pedra” e nocauteou Brian Kelleher com um poderoso soco. Linecker mostrou superioridade em todos os rounds, conseguindo um knockdown logo no começo da luta. Porém, Kelleher se mostrou bastante resistente, aguentando firme os socos bem encaixados de Lineker… até o 3o Round.


“A mão voltou a funcionar, estava precisando desse nocaute para fazer valer meu apelido de “Mãos de Pedra”. Estou muito feliz de lutar no Brasil e a torcida ajudou bastante, muita energia dentro da arena. John Lineker Eu gosto de dar um show para o público, é isso que eu faço. Eu não tenho ninguém em mente, quero pegar um Top 5 para me aproximar do título novamente. Porque o objetivo é o título e não é a derrota que sofri para o campeão TJ Dillashaw que vai me impedir de buscar isso.” John Lineker

Lyoto Machida (vencedor, nocaute; 2o Round) vs. Vitor Belfort Categoria: Médios


Numa primeira luta de card principal que tinha tudo para ser um main ou co-main event, Lyoto Machida venceu Vitor Belford com um nocaute Karatê Kid. O 1o Round houve pouca atividade e muito estudo de ambas as partes. Um empate teria sido o score mais justo. Até que no 2o Round Machida acertou um chute no queixo de Belford, que caiu já apagado. O nocaute foi exatamente igual aquele sofrido por Belfort em sua luta contra Anderson Silva e o mesmo aplicado por Machida contra Randy Couture.


Ao final da luta, Machida desafiou Michael Bisping. “Ainda estou esperando por você cara! Eu quero essa luta. Se você quiser se aposentar, terá que me enfrentar primeiro” vociferou Machida no octógono.


“Quero parabenizar o time do Lyoto e agradecer meu time, meus fãs e minha família. Tudo na vida tem começo, meio e fim. E agora é hora de cuidar da minha família.” Vitor Belfort “Eu treinei muito para essa luta, mas não treinei tanto esse chute frontal. Mas quando você está muito bem treinado, muito bem preparado, você consegue enxergar bem a luta e fazer coisas que você nem treinou. Eu sei que foi muito parecido com o chute que dei no Randy Couture, quando ele se aposentou, com a diferença de que o dele foi de direita e esse foi de esquerda, então pode ser que seja a história se repetindo. Lyoto Machida Vamos esperar o próximo adversário que o UFC vai colocar. Eu gostaria de lutar com o Michael Bisping, é mais uma luta poderia ter acontecido e não aconteceu. Quero lutar mais algumas vezes ano ainda.” Lyoto Machida

Card Preliminar


Na primeira luta da noite, Markus Perez enfrentou James Bochnovic pela divisão dos médios. Foi uma luta sem grande surpresa. Perez conseguiu uma finalização por mata-leão poucos segundos antes de encerrar o primeiro round.


Em seguida, Alberto Lima encarou Ramazan Emeev pelos meio-médios. Vitória do russo Emeev após decisão unânime dos árbitros (29-27, 29-27, 29-27). Essa foi a primeira e única luta do card preliminar a terminar com decisão da mesa de arbitragem.


Pelos médios, foi a vez de Thales Leites enfrentar Jack Hermansson. O dinamarquês Hermansson conseguiu um nocaute tecnico sobre o brasileiro, porém a luta não foi fácil para ele. Ao final da luta, ainda no octogono, Hermansson alegou ter quebrado uma costela ao sofrer uma queda de Thales ainda no primeiro round.


Depois foi a vez de Warlley Alves enfrentar o russo Sultan Aliev. Favorito, Warlley saiu vitorioso ao obter um nocaute técnico em Aliev no segundo round. O arbitro decidiu encerrar a luta por conta de um grande inchaço no olho de Aliev, após um soco bem aplicado do brasileiro.


Em sequência, Elizeu Zaleski enfrentou Sean Strickland. Luta rápida, Elizeu Zaleski conseguiu a quinta vitória consecutiva com um bom nocaute após acertar Trickland com um chute alto de capoeira e depois uma sequência de socos.


Pela divisão dos leves, Davi Ramos enfrentou Nick Hein. Superior no jiu-jitsu, Davi Ramos conseguiu reverter o knockdown sofrido logo no inicio da luta e conseguiu uma finalização por mata-leão no final do round.


Pelos pesados, Junior Albini enfrentou Oleksiy Oleinik. Para a decepção dos brasileiros, Albini foi rapidamente finalizado por Oleksiy Oleinik logo no inicio do 1o Round. Albini estava em vantagem em pé e havia caído por cima, mas mesmo assim deu o tap-out.


Em mais uma luta rápida na noite, Cezar “Mutante” Ferreira conseguiu uma boa finalização sobre Karl Roberson ainda no 1o Round. “Borrachinha seu pela-saco (sic)! Não esqueci de você, vou te quebrar todo”, desafiou Mutante.


Silvio Doria

bottom of page