top of page

Jeans Pulver ingressa no Hall da Fama do UFC


UFC anunciou que o ex-campeão peso leve do UFC, Jens Pulver, será introduzido na Classe de 2023 do UFC Hall of Fame na categoria Pioneiro. A Cerimônia de Indução do UFC Hall of Fame 2023, apresentada pela Toyo Tires, acontecerá durante a 11ª Semana Internacional de Lutas do UFC.


"Jens Pulver é um pioneiro do esporte, que não só foi o primeiro campeão peso leve da história do UFC, mas alguém que entregou alguns dos momentos mais memoráveis do esporte", disse o presidente do UFC, Dana White. "Ninguém nunca esquecerá seu nocaute em John Lewis ou sua vitória sobre BJ Penn em sua primeira luta, e sua luta contra Urijah Faber em 2008 foi a maior luta na história da WEC na época. Jens podia fazer de tudo no octógono".


Pulver entrará no UFC Hall of Fame como o 18º membro da categoria Pioneiro da era de ouro. A categoria Pioneiros inclui atletas que se tornaram profissionais antes de 17 de novembro de 2000 (quando as regras unificadas do MMA foram adotadas), têm uma idade mínima de 35 anos ou que se aposentaram há um ano ou mais.


Veterano de 47 lutas durante sua carreira profissional de MMA de 14 anos, Pulver registrou um cartel de 27-19-1 (11-9-1, - UFC / PRIDE / Shooto / WEC), conquistando vitórias sobre os membros do Hall da Fama do UFC, como BJ Penn e Cub Swanson, ex-campeão peso leve do Shooto Caol Uno, vencedor do torneio The Ultimate Fighter Season 2 Joe Stevenson e o ex-campeão peso pena do WEC Cole Escovedo.


Pulver fez sua estreia profissional no MMA competindo em dois eventos de Bas Rutten chamado de Bas Rutten Invitationals em 1999. Produzido pelo também membro do Hall da Fama do UFC, Bas Rutten, Pulver registrou um cartel no evento de 3-1 antes de se juntar ao UFC.


Jens fez sua estreia no UFC no UFC 22: ONLY ONE CAN BE CHAMPION, que aconteceu em 24 de setembro de 1999, em Lake Charles, Louisiana. Pulver enfrentou Alfonso Alcarez, onde conseguiu apenas um empate. Depois de sua estreia no UFC, ele se recuperaria de sua luta contra Alcarez, vencendo cinco de suas próximas seis lutas, o que incluiu um registro de 2-0 dentro do UFC.


Jens retornou ao octógono para sua quarta luta no UFC contra John Lewis no UFC 28: HIGH STAKES, que aconteceu em 17 de novembro de 2000. Pulver derrotou Lewis por nocaute 15 segundos no primeiro round e conquistou sua primeira chance de título no UFC 30.

Jens enfrentou Caol Uno no co-main event, pelo titulo do então chamado de peso galo. Pulver conquistou a vitória por decisão unânime sobre Uno e se tornou o primeiro campeão peso galo da organização. Após o evento, a divisão foi renomeada para peso leve, tornando Jens o primeiro campeão peso leve do UFC.

Pulver retornou ao octógono em setembro de 2001, no co-maint event do UFC 33: VICTORY IN VEGAS. Este evento serviu como o primeiro UFC a ser sancionado pela Comissão Atlética do Estado de Nevada. Jens derrotou Dennis Hallman por decisão unânime e se tornou o primeiro campeão peso leve do UFC a defender seu título.

Sua próxima defesa de título ocorreu em janeiro de 2002, contra o futuro membro do Hall da Fama do UFC BJ Penn, na luta principal do UFC 35: THROWDOWN. Ainda considerado como um dos combates mais emocionantes da história do UFC, Jens derrotou Penn por decisão majoritária em um evento que também fez história como o primeiro evento do UFC encabeçado por atletas competindo na divisão peso leve.


Pulver deixou o título vago e saiu do UFC após este evento. Durante sua primeira passagem pelo octógono (1999 - 2002), ele estabeleceu recordes na divisão peso leve do UFC de 482 golpes totais e 222 golpes significativos. Jens competiu 13 vezes em várias promoções de MMA nos próximos quatro anos, principalmente na PRIDE e no Shooto, antes de retornar ao UFC para enfrentar Joe Lauzon no UFC 63: HUGHES vs. PENN 2. Pulver perderia sua luta de retorno contra Lauzon e sua próxima luta, uma revanche contra Penn, como evento principal do The Ultimate Fighter Season 5 Finale. Ele deixaria o UFC pela segunda e última vez após este evento.


Durante os últimos seis anos de sua carreira, Pulver continuou a enfrentar os melhores dos melhores em várias promoções de MMA, como WEC e Titan FC, antes de se aposentar em 23 de novembro de 2013.


Vida pessoal


Natural de Sunnyside, Washington, Pulver ingressou em um programa de luta livre juvenil na sexta série e competiu até o ensino médio, ganhando dois títulos estaduais como membro da Tahoma Senior High School em Maple Valley. Ele também começou a boxear durante seu tempo no ensino médio. Jens iniciou sua carreira universitária de luta livre no Highline Community College em Des Moines, Washington, onde se tornou um All-American da NJCAA. Ele então se transferiu para a Boise State University, onde competiu antes de uma lesão encerrar sua carreira universitária de luta livre. Pulver continuaria sua educação na Boise State e obteria seu diploma em justiça criminal. Após sua graduação, Jens fez a transição da luta livre para o MMA.

bottom of page