top of page

Filme: O Faixa Preta estreia essa semana, fique ligado!

Nesta sexta-feira, dia 17, ocorre a estreia no HBO Max, do "O Faixa Preta", filme que conta a historia do lutador de jiu-jitsu e professor de artes marciais, Fernando Tererê. O filme retrata sua trajetória desde a infância na favela do Cantagalo, no Rio de Janeiro, até se tornar um dos maiores nomes do jiu-jitsu mundial e sua luta contra o vício em drogas.


O atleta

Lenda do esporte, Terere começou a treinar com seis anos de idade em uma academia na favela do Cantagalo, no Rio de Janeiro, e logo se destacou por seu talento natural. Tererê se tornou um dos maiores nomes do jiu-jitsu mundial, conquistando vários títulos importantes e sendo reconhecido como um dos atletas mais inovadores e criativos do esporte.


O estilo de luta de Tererê é caracterizado por sua criatividade e inovação, e ele é conhecido por desenvolver técnicas próprias e pouco convencionais. Uma de suas técnicas mais famosas é a "meia-guarda Tererê", que consiste em envolver a perna do oponente com a sua própria perna, criando uma posição de controle e defesa.


Tererê também fez parte da lendária equipe de jiu-jitsu "Alliance", que reuniu alguns dos melhores lutadores do mundo. Ele treinou com outros grandes nomes do esporte, como Rickson Gracie e Marcelo Garcia, e é reconhecido como uma das maiores influências na evolução do jiu-jitsu moderno.


Os títulos conquistados por Tererê o colocam entre os maiores nomes da história do jiu-jitsu brasileiro, e sua abordagem inovadora e criativa para o esporte inspirou muitos lutadores a desenvolverem novas técnicas e estratégias.


Além de sua carreira como lutador, Tererê também se tornou um professor e treinador respeitado, ensinando suas técnicas inovadoras para outros lutadores de todo o mundo. Ele fundou sua própria academia no Rio de Janeiro, onde treinou muitos lutadores de sucesso e inspirou uma geração de praticantes de jiu-jitsu. Embora tenha enfrentado desafios e dificuldades em sua vida, incluindo uma batalha contra o vício em drogas, Tererê sempre se mostrou determinado e resiliente, e é admirado por muitos por sua coragem e espírito de luta.


O Faixa Preta

O filme "O Faixa Preta" conta a história da vida de Fernando Tererê, desde a infância na favela do Cantagalo até sua ascensão como um dos maiores nomes do jiu-jitsu mundial e sua luta contra o vício em drogas. O filme é estrelado pelo próprio Tererê, que interpreta a si mesmo, e conta com a participação de outros grandes nomes do jiu-jitsu brasileiro, como Marcus "Buchecha" Almeida, Rodolfo Vieira e André Galvão.


O diretor do filme é o premiado cineasta carioca Cavi Borges, que tem em seu currículo filmes como "Cinema, Aspirinas e Urubus" e "Histórias que Só Existem Quando Lembradas". Borges é conhecido por seu estilo autoral e por retratar histórias de personagens marginalizados ou invisíveis na sociedade.


Além do elenco de lutadores de jiu-jitsu, o filme também conta com a participação de atores profissionais, como Fabrício Boliveira, que interpreta o pai de Tererê, e José Loreto, que faz uma participação especial. O filme foi produzido pela O2 Filmes, uma das maiores produtoras de cinema e televisão do Brasil, em parceria com a Globo Filmes e a Endemol Shine Brasil.


"O Faixa Preta" é uma obra emocionante que retrata a história de superação e determinação de um dos maiores atletas da história do jiu-jitsu brasileiro. O filme é uma homenagem ao legado de Tererê e um testemunho de sua importância como figura inspiradora e exemplo de resiliência para muitas pessoas em todo o mundo.


Por Silvio & Flavio Doria

bottom of page