O ano de 2022 se encerra com mais um grande evento de virada de ano no Japão. Duas das principais organizações de MMA hoje, o Rizin (Japão) e o Bellator (EUA), fizeram um tira teima nessa virada do ano, fazendo nos lembrar os clássicos anos de PRIDE FC no último dia do ano. Ao final, o Bellator provou sua superioridade vencendo os cinco embates entre as duas organizações.
Card Principal
A.J. McKee vs. Roberto de Souza
Categoria: Leve
Pela luta principal do Bellator vs. Rizin, A.J. McKee (20-1) conseguiu vencer por decisão unânime o brasileiro Roberto de Souza (14-2).
Patricio Pitbull vs. Kleber Koike Erbst
Categoria: Pena
Pela divisão pena, sem surpresa, Patricio Pitbull (35-5) venceu por decisão unânime o co-patriota Kleber Koike Erbst (31-6-1).
Kyoji Horiguchi vs. Hiromasa Ougikubo
Categoria: Mosca

No confronto entre compatriotas, se enfrentaram o Kyoto Horiguchi, representando o Bellator (ele também luta pelo Rizin) e Hiromasa Ougikubo do Rizin. Ao final, quem levou a melhor foi Kyoji Horiguchi (31-5), com uma vitória por decisão unânime, sobre Hiromasa Ougikubo (25-7-2).
Vimos uma luta bastante parelha no round inicial. Boa parte do round se transcorreu no clinch, com ora Horiguchi, ora Ougikubo em posição de dominância. Ao final do round, Horiguchi quase conseguiu encerrar a luta, após uma sequência de golpes contundentes sobre Ougikubo. Após o bom final de primeiro round, Horiguchi continuou dominante no segundo round, sobretudo quando a luta foi para o chão. No round final, novamente o jogo de chão de Horiguchi se impôs, garantindo-lhe mais um round.
Juan Archuleta vs. Soo Chui Kim
Categoria: Galo
Em uma luta empolgante, o lutador norte-americano do Bellator, Juan Archuleta (27-4) venceu o sul-coreano do Rizin, Soo Chui Kim(18-6-1) por pontos (decisão dividida).
O ritmo da luta começou intenso, com Archuleta mais agressivo na trocação. Por outro lado, Kim conseguiu encaixar uma guilhotina, trazendo algum perigo para o norte-americano. Ainda assim, mesmo no chão, o estilo mais agressivo de Archuleta lhe rendeu round. Kim chegou a apresentar um sangramento no nariz, após sofrer alguns golpes contundentes no chão. O ritmo da trocação diminuiu no segundo round, mas o ritmo da luta continuou intenso. Archuleta conseguiu dominar Kim no chão em boa parte do round. Kim foi melhor no round final. Por estar atrás na pontuação, foi Kim quem tomou a iniciativa no round e de fato, foi ele quem se saiu melhor, mas não o suficiente para levar a luta.
Gadzi Rabadanov vs. Koji Takeda
Categoria: Leve
No combate entre wrestler contra wrestler, levou a melhor Gadzi Rabadanov (19-4-1) sobre Koji Takeda (15-4), ao vence-lo por pontos.
Rabadanov se saiu melhor no primeiro round, após um knock-down sobre Takeda no final de um round que se encaminhava para uma ligeira vantagem para o japonês. A partir do knock-down, foi o russo quem manteve a iniciativa do round, partindo para cima de Takeda na trocação a todo restante final do round. Nos surpreendeu a recuperação de Takeda, que logo após o knock-dow chegou até a cair ao caminhar para trás. No corner, Takeda parecia bastante confortável, mesmo com o revés no round. Em seguida, no segundo round, Takeda voltou ligeiramente melhor, como estava antes de sofrer o knock-down. No round final, Takeda novamente ligeiramente foi melhor. Com menos trocação, o round foi marcado por uma luta de wrestling entre os dois, com Takeda se saindo melhor na nossa visão.
Por Silvio & Flávio Dória