Bellator 202: Budd mantém cinturão dos Penas (fem); e brasileiro sofre grave lesão no tornozelo

Atualizado: 24 de Ago de 2018

Na noite da última sexta-feira, 13, Thackerville, Oklahoma foi palco da edição de número 202 do Bellator. Fizeram a luta principal da noite a canadense Julia Budd e a brasileira Talita Nogueira, pelo cinturão dos penas (feminino). Julia Budd manteve seu cinturão após uma batalha de 3 rounds com Nogueira, que perdeu por nocaute técnico. A noite foi pessima para os brasileiros. Além de Talita, Leo Leite, um especialista na luta de kimono (jiu-jitsu e judô) foi derrotado por decisão unânime para Chris Honeycutt, muito por conta (em nossa opinião) de uma estratégia errada de forçar uma luta em pé com o norte-americano. Outro brasileiro a perder foi Eduardo Dantas, que saiu derrotado do ringue em menos de 1 minuto do primeiro round ao sofrer um nocaute técnico para Michael McDonald. A derrota foi ainda mais dura para Dantas, que sofreu uma lesão grave no tornozelo direito.


Julia Budd (vencedora; nocaute técnico; 3R) vs. Talita Nogueira

Julia Budd manteve o cinturão dos Penas

Categoria Peso Pena (feminino)

Julia Budd e Talita Nogueira fizeram a principal luta da noite. Budd, fazendo sua terceira defesa do cinturão dos penas (feminino) venceu a brasileira Talita Nogueira, até então invicta no MMA. A vitória veio no terceiro round por nocaute técnico após pleno domínio da norte-americana em todos os rounds. Talita em nenhum momento esteve próxima de finalizar ou colocar em risco o cinturão de Budd.


A título de curiosidade, apenas duas atletas venceram Budd no MMA feminino: Round Rousey, uma das maiores lendas do esporte, e Amanda Nunes, atual detentora do cinturão dos penas do UFC (também conquistado por Rousey).


Michael McDonald (vencedor; nocaute; 1R) vs. Eduardo Dantas

Categoria Pena

Michael McDonald, fazendo sua segunda luta pelo Bellator, conseguiu uma vitória relâmpago contra o brasileiro Eduardo Dantas. McDonald conectou um soco (aparentemente fraco olhando pela TV) em cheio no queixo do brasileiro. Ao cair, McDonald partiu para cima de Dantas com uma sequência sem fim de socos, levando o árbitro a encerrar a luta por nocaute técnico. Essa foi uma luta importante para Michael McDonald, ainda mais da forma como ocorreu. Em sua última luta pelo Bellator 191, e também sua estreia, McDonald havia sofrido uma fratura séria em sua mão, no confronto em que venceu Peter Ligier por decisão unânime. Em outra época possívelmente McDonald talvez nem voltaria a lutar. Eduardo Dantas saiu da luta com uma lesão grave no tornozelo direito.


Chris Honeycutt (vencedor; decisão unânime) vs. Leo Leite

Categoria dos Médios



O norte-americano Chris Honeycutt e brasileiro Leo Leite fizeram a segunda luta do card principal. Honeycutt iniciou o round já em um ritmo forte, arriscando uma rápida trocação com o brasileiro. No meio do round, o brasileiro até partiu para as costas do americano em busca de uma finalização, mas sem sucesso. No segundo round a luta permaneceu quase todo o tempo em pé. Leite, campeão mundial de jiu-jitsu e membro olímpico do time de Judô do Brasil em Pequim e Londres, não soube explorar seu maior trunfo. No terceiro e último round não houve mudança na estratégia. Leite tentou levar apenas uma única vez a luta para o chão e, talvez, por conta do cansaço não conseguiu ser mais efetivo, entregando a posição facilmente para Honeycutt, que passou o restante do round por cima do brasileiro. Com a idade já avançada (40 anos) e o extenso (e bem sucedido) currículo com kimono, Leite certamente deveria ter forçado mais a luta para o chão. Arriscar uma trocação franca com um adversário jovem e perigoso foi um erro. Ao final, os arbitros de mesa deram vitória unânime (30-25, 30-25, 30-25) para o norte-americano.



Valentin Moldavsky (vencedor; nocaute técnico; 2R) vs. Ernest James

Categoria Peso-Pesado

Na primeira luta do card principal, se enfrentaram pela divisão máxima do Bellator, Valentin Moldavsky e Ernest James. O primeiro round não houve grandes emoções que se espera de uma luta do peso-pesado. Apenas nos últimos segundos do round inicial ambos iniciaram uma trocação franca (com ligeira vantagem para Moldavsky), o que trouxe expectativa para o round seguinte. No segundo round, vimos pouca atividade da parte de James e Moldavsky encaixando bons socos que foram minando pouco a pouco o norte-americano. Em um determinado momento do round o olho (esquerdo) de James estava fechado por causa de um inchaço. Por volta dos quatro minutos do segundo round, Moldavsky encaixou dos poderosos socos no rosto de James, levando-o a um nocaute técnico.



Resultados do Bellator 201


Card Principal


Julia Budd derrotou Talita Nogueira por Nocaute Técnico (3R)


Michael McDonald derrotou Eduardo Dantas por Nocaute Técnico (1R)


Chris Honeycutt derrotou Leo Leite por Decisão Unânime (30-25, 30-25, 30-25)


Valentin Moldavsky derrotou Ernest James por Nocaute Técnico (2R)


Card Preliminar


Will Morris derrotou Charles Williams por Decisão Unânime (30-25, 30-27, 30-36)


Veta Arteaga derrotou Emily Ducote por Decisão Unânime (30-27, 30-27, 30-27)


Yaroslov Amosov derrotou Gerald Harris por Decisão Unânime (30-27, 30-27, 30-26)


Steve Kozola derrotou Ryan Walker por Nocaute Técnico (1R)


Rudy Schaffroth derrotou Jon Hill por Nocaute Técnico (1R)


Tyler Ingram defeated Fernando Gonzalez por Finalização (2R)


Nation Gibrick derrotou Luis Erives por Finalização (1R)


Flavio Doria

Pós-Luta / Post-Fight

Nosso objetivo é trazer a nossos leitores reportagens e análises de qualidade, além de coberturas play-by-play de eventos do mundo do MMA e do Boxe. Trabalho desenvolvido por Silvio e Flavio Doria (registro de jornalistas: MTB 0082740/SP e MTB 0080216/SP, respectivamente), ambos membros da MMA Journalists Association. 

PosLuta.com | Copyright © 2019 | Todos os direitos reservados.